Marketing e cooperativismo em um município gaúcho: o caso da cooperativa de crédito cresol

Auteurs-es

  • Fernanda Maria Henz Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa. Santa Rosa - RS.
  • Leandro Dorneles dos Santos Instituto Federal Farroupilha - Santa Rosa - RS. Fundação Educacional Machado de Assis - Santa Rosa - RS.
  • Jovani Patias Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa. Santa Rosa - RS.
  • Edio Polacinski Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Santa Catarina - SC.
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG). Minas Gerais - MG.

DOI :

https://doi.org/10.5902/2359043225673

Mots-clés :

Desenvolvimento Social, Marketing, Comunicação, Cooperativismo.

Résumé

O movimento cooperativista surgiu no séc. XIX e moldou o formato das relações comerciais e financeiras ao longo do tempo, provocando uma visão mais social dos negócios pelos clientes. Assim, o objetivo da pesquisa foi realizar uma análise das formas de divulgação dos programas econômico-sociais e da percepção da população de Santa Rosa, RS, relacionadas à Cooperativa de Crédito Cresol. A pesquisa classificou-se como exploratória, com análises quali e quantitativas, baseada em pesquisa bibliográfica, documental e, survey eletrônica, com aplicação de questionários através do Google Forms™. Realizada a pesquisa, percebeu-se que grande parte das pessoas ainda não tem conhecimento sobre os produtos e serviços que a Cresol oferece, tampouco dos programas de desenvolvimento social que a mesma trabalha, em especial o Programa Nacional de Habitação Rural. Neste sentido, sugeriu-se melhorias nos meios de divulgação dos serviços oferecidos, bem como dos benefícios em tornar-se associado na cooperativa citada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Maria Henz, Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa. Santa Rosa - RS.

Bacharel em Administração - Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa - RS.

Leandro Dorneles dos Santos, Instituto Federal Farroupilha - Santa Rosa - RS. Fundação Educacional Machado de Assis - Santa Rosa - RS.

Doutorando em Administração na UFSM. Mestre em Gestão Estratégica de Organizações, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI, Campus de Santo Ângelo /RS(2014). Possui Especialização em Docência para o Ensino Superior, pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/RS. Possui graduação em Administração - Gestão internacional dos negócios pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/RS (2007).

Jovani Patias, Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa. Santa Rosa - RS.

Bacharel em Administração - Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa - RS.

Edio Polacinski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Santa Catarina - SC.

Professor Adjunto e chefe substituto do Departamento de Administração (em período de 2019 e 2020) da UFSM de Palmeira das Missões. Doutor, Mestre e Especialista em Engenharia de Produção. Graduado em Administração e Matemática. Coordenador, Professor e Pesquisador do Curso de Engenharia de Produção (2017) e Professor e Pesquisador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI-Cerro Largo (2015 a 2017). 

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG). Minas Gerais - MG.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG). Minas Gerais - MG.

Références

BANDEIRA, P. S. As desigualdades regionais gaúchas do novo milênio – In: Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (4. 2010: Passo Fundo, RS). PRÓ-RS: propostas estratégicas para o desenvolvimento regional no Estado do Rio Grande do Sul: 2011 – 2014 / organização João Gilberto Lucas Coelho, Paulo Afonso Frizzo, Valéria Marcondes; COREDE-RS. – Passo Fundo: Passografic, 2010.

BAUER, M. W. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 7. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.

BERGEVIN. J.; DORION, C.; IMPERADOR, Angélica. Perspectivas de crescimento do cooperativismo de crédito solidário no Brasil: compartilhando observações e reflexões estrangeiras. In.: MAGRI, C.A. et al. Cooperativismo de Crédito Solidário: reflexões e boas práticas. 1. ed. Passo fundo: IFIBE, 2010.

BRUNI, A. L. Estatística aplicada à gestão empresarial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável. 4. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

CERVO, A. L. Metodologia científica. Pedro Alcino Bervian, Roberto da Silva. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

D'ANGELO, André Cauduro; SCHNEIDER, Heleno; LARAN, Juliano Aita. Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Rev. Adm. Contemp., Curitiba, v. 10, n. 1, p.73-93, mar. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565552006000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 out. 2015.

FEITOSA, J. G. Marketing empresarial: o poder da marca. Monografia – Curso Bacharelado em Administração Fronteiras – PI, dezembro de 2009. Disponível em: www.administradores.com.br/.../marketingempresarialo.../download/. Acesso em: 17 set. 2015.

FERRI, G. Credit Cooperatives: challenges and opportunities in the new global scenario, Euricse Working Paper, n. 31. 2012. Disponível em: https://www.fearp.usp.br/cooperativismo/_up_arquivo/d7abb941d01.pdf. Acesso em: 1 fev. 2017.

FONSECA, P. K. A. Green marketing as an advantage for the company M.C. Briquetes. Unipê, João Pessoa – PB, 63 p., 2008. Disponível em:http://files.comunidades.net/cicero-negocios/omarketingverdecomoumavantagem competitivanaempresamcbriquetes.pdf. Acesso em: 17 set. 2015.

FREITAS, H.; et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 105-112, jul./set. 2000.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IBGE. Cidades@. Santa Rosa. 2010. Disponível em: http://cod.ibge.gov.br/JJ8. Acesso em: 5 jun. 2015.

KOTLER, P. Marketin de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MACIEL, A. C. S., et al. Estudo da Interação de Uma Cooperativa Habitacional com a Sociedade. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 1, n. 1, p. 61-70, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/rgc/article/view/15441. Acesso em: 15 jan. 2017.

MAZZA, V. M. de S. Cooperativismo e Sustentabilidade: Um Estudo Sobre a Produção Científica na Base Web of Science. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 1, n. 1, p. 12-22, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/rgc/article/view/15486>. Acesso em: 10 jan. 2016.

MENEZES, C. M.; LAJUS, M. L. Cooperativismo de crédito e desenvolvimento. Revista Economia e Desenvolvimento, v. 14, n. 2, 2015. Disponível em: http://www.biblionline.ufpb.br/ojs2/index.php/economia/article/view/29950. Acesso em: 30 jan. 2017.

MORAIS, E. E.; et al. Propriedades coletivas, cooperativismo e economia solidária no Brasil. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 105, p. 67-88, mar. 2011. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010166282011000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 maio 2015.

OCB, Cooperativismo: evolução no Brasil. Disponível em: http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/evolucao_no_brasil.asp. Acesso em: 23 maio 2015.

OCERGS. História do cooperativismo. 2012. Disponível em: http://www.ocergs.coop.br/cooperativismo/historia-do-cooperativismo. Acesso em: 23 maio 2015.

PASSOS, E. A. L. Marketing como ferramenta na gestão estratégica garantindo o sucesso da empresa: uma visão empreendedora. 2012. Disponível em:< http://goo.gl/O3mVSd>. Acesso em: 17 set. 2015.

PINTO, João Roberto Lopes. Economia solidária: de volta à arte da associação. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

RISSON, C. Boas práticas cooperativistas. In.: MAGRI, C.A.; et al. Cooperativismo de Crédito Solidário: reflexões e boas práticas. 1. ed. - Passo fundo: IFIBE, 2010.

ROSSATO, F.; et al. Gestão por competências: um estudo de caso em uma cooperativa de agricultores. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/rgc/article/view/15387. Acesso em: 15 jan. 2017.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.

SOUZA NETO, Arcanjo Ferreira de; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de. Características dos relacionamentos estabelecidos em diferentes contextos de serviços sob a ótica do consumidor. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 49, n. 3,p. 309-322,set. 2009. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 nov. 2015.

Téléchargements

Publié-e

2018-01-12

Comment citer

Henz, F. M., Santos, L. D. dos, Patias, J., Polacinski, E., & Scherer, F. L. (2018). Marketing e cooperativismo em um município gaúcho: o caso da cooperativa de crédito cresol. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 4(8), 01–12. https://doi.org/10.5902/2359043225673

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s