Análise do Ambiente de Marketing: Um estudo aplicado em uma Cooperativa do Setor de Agronegócios da Região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Roberto Vasconcelos Boemo Centro Universitário Franciscano
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabricio Nunes Gomes Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Marindia Brachak dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043220411

Palavras-chave:

Cooperativa, Marketing, Análise ambiental, Agronegócios.

Resumo

Conhecer o ambiente no qual está inserida constitui-se, no mercado atual, em uma das mais importantes estratégias que podem ser adotadas pelas organizações. No caso das cooperativas, o teor de importância de aplicação é o mesmo. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi realizar uma análise ambiental, a nível micro e macroambiente, em uma cooperativa de agricultores parceiros da região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul. A viabilização da pesquisa se deu por meio de um estudo de caso acrescido de uma pesquisa de campo onde os pesquisadores atuaram diretamente na observação dos fenômenos. A partir do desenvolvimento da análise do ambiente de marketing da cooperativa pode-se inferir que a cooperativa possui uma enorme gama de fatores influenciadores e que, com a análise, uma visão sistêmica poderá ser aplicada em prol do estabelecimento de ações que busquem o aumento da lucratividade e a consolidação da cooperativa no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Vasconcelos Boemo, Centro Universitário Franciscano

Bacharel em Administração

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração

Fabricio Nunes Gomes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduando em Administração

Marindia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração

Referências

ALMEIDA, J. R.; MELLO, C. S. dos.; CALVALCANTI, Y. Gestão ambiental: planejamento, avaliação, implantação, operação e verificação. Rio de Janeiro: Thex, 2001.

BAYER. Bayer CropScience. Disponível em: < http://www.bayercropscience.com.br/site/aempresa/quemsomos.fss> Acesso em: 05 Nov. 2015.

BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998.

BUFFON S.A. Buffon Fabricante de Fertilizantes. Disponível em: < https://complexbuffon.wordpress.com/> Acesso em: 05 nov. 2015.

BUNGE. A Bunge: Perfil. Disponível em: < http://www.bunge.com.br/Bunge/>. Acesso em: 05 nov. 2015.

CHEMTURA. Chemtura: a química é o nosso futuro. Disponível em: < http://pt.chemtura.com/corporatev2/v/index.jsp?vgnextoid=6a6238f220d6d210VgnVCM1000000753810aRCRD&vgnextchannel=6a6238f220d6d210VgnVCM1000000753810aRCRD&vgnextfmt=default>. Acesso em: 05 nov. 2015.

CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Campus, 2004.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

FMC. Fmc Corporation. Disponível em: < https://www.fmcagricola.com.br/index.aspx>. Acesso em: 05 nov. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

IHARA. Ihara ontem. Disponível em: < http://www.ihara.com.br/institucional>. Acesso em: 05 nov. 2015.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Introdução ao Marketing. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MINADEO, R. Gestão de Marketing. São Paulo: Atlas, 2008.

MONSANTO. Monsanto o que faz. Disponível em: < http://www.monsanto.com/global/br/quem-somos/pages/default.aspx>. Acesso em: 08 nov. 2015.

NORTOX. Conheça a Nortox. Disponível em: < http://www.nortox.com.br/institucional/conheca-a-nortox>. Acesso em: 05 nov. 2015.

NUNES, P. Ciências econômicas e empresariais. 2009. Disponível em: <http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao>. Acesso em: 07 dez. 2012.

PALMER, A. Introdução ao Marketing: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2006.

PAULA, J. C. N. Avaliação do desempenho sociocultural das empresas. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-do-desempenho-sociocultural-das-empresas/62210/#ixzz26IIODqXD>. Acesso em: 11 set. 2012.

SEBRAE, Saiba como escolher seus fornecedores. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/conheca-seu-mercado/fornecedores. Acesso em: 10 set. 2012.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Boemo, R. V., Piveta, M. N., Scherer, F. L., Gomes, F. N., & Santos, M. B. dos. (2016). Análise do Ambiente de Marketing: Um estudo aplicado em uma Cooperativa do Setor de Agronegócios da Região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 2(4), 59–70. https://doi.org/10.5902/2359043220411