Análise do Ambiente de Marketing: Um estudo aplicado em uma Cooperativa do Setor de Agronegócios da Região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043220411Palavras-chave:
Cooperativa, Marketing, Análise ambiental, Agronegócios.Resumo
Conhecer o ambiente no qual está inserida constitui-se, no mercado atual, em uma das mais importantes estratégias que podem ser adotadas pelas organizações. No caso das cooperativas, o teor de importância de aplicação é o mesmo. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi realizar uma análise ambiental, a nível micro e macroambiente, em uma cooperativa de agricultores parceiros da região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul. A viabilização da pesquisa se deu por meio de um estudo de caso acrescido de uma pesquisa de campo onde os pesquisadores atuaram diretamente na observação dos fenômenos. A partir do desenvolvimento da análise do ambiente de marketing da cooperativa pode-se inferir que a cooperativa possui uma enorme gama de fatores influenciadores e que, com a análise, uma visão sistêmica poderá ser aplicada em prol do estabelecimento de ações que busquem o aumento da lucratividade e a consolidação da cooperativa no mercado.Downloads
Referências
ALMEIDA, J. R.; MELLO, C. S. dos.; CALVALCANTI, Y. Gestão ambiental: planejamento, avaliação, implantação, operação e verificação. Rio de Janeiro: Thex, 2001.
BAYER. Bayer CropScience. Disponível em: < http://www.bayercropscience.com.br/site/aempresa/quemsomos.fss> Acesso em: 05 Nov. 2015.
BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998.
BUFFON S.A. Buffon Fabricante de Fertilizantes. Disponível em: < https://complexbuffon.wordpress.com/> Acesso em: 05 nov. 2015.
BUNGE. A Bunge: Perfil. Disponível em: < http://www.bunge.com.br/Bunge/>. Acesso em: 05 nov. 2015.
CHEMTURA. Chemtura: a química é o nosso futuro. Disponível em: < http://pt.chemtura.com/corporatev2/v/index.jsp?vgnextoid=6a6238f220d6d210VgnVCM1000000753810aRCRD&vgnextchannel=6a6238f220d6d210VgnVCM1000000753810aRCRD&vgnextfmt=default>. Acesso em: 05 nov. 2015.
CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Campus, 2004.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
FMC. Fmc Corporation. Disponível em: < https://www.fmcagricola.com.br/index.aspx>. Acesso em: 05 nov. 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
IHARA. Ihara ontem. Disponível em: < http://www.ihara.com.br/institucional>. Acesso em: 05 nov. 2015.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Introdução ao Marketing. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MINADEO, R. Gestão de Marketing. São Paulo: Atlas, 2008.
MONSANTO. Monsanto o que faz. Disponível em: < http://www.monsanto.com/global/br/quem-somos/pages/default.aspx>. Acesso em: 08 nov. 2015.
NORTOX. Conheça a Nortox. Disponível em: < http://www.nortox.com.br/institucional/conheca-a-nortox>. Acesso em: 05 nov. 2015.
NUNES, P. Ciências econômicas e empresariais. 2009. Disponível em: <http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao>. Acesso em: 07 dez. 2012.
PALMER, A. Introdução ao Marketing: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2006.
PAULA, J. C. N. Avaliação do desempenho sociocultural das empresas. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-do-desempenho-sociocultural-das-empresas/62210/#ixzz26IIODqXD>. Acesso em: 11 set. 2012.
SEBRAE, Saiba como escolher seus fornecedores. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/conheca-seu-mercado/fornecedores. Acesso em: 10 set. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).