Cooperativismo de plataforma como alternativa ao desenvolvimento econômico pós-Covid-19: evidências do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043283893

Palavras-chave:

Plataformas digitais, Cooperativismo, Cooperativa de plataforma, Covid-19, Compartilhamento

Resumo

A pandemia de Covid-19 transformou significativamente a população mundial ao acelerar as mudanças sociais, econômicas, de mercado e tecnológicas. Nesse contexto, a economia compartilhada tem promovido modelos de negócios alternativos, que transcendem o capitalismo tradicional em um movimento digital disseminado por indivíduos, comunidades e plataformas que aproximam organizações, consumidores e fornecedores. Nosso estudo tem por objetivo identificar e mapear como plataformas digitais baseadas em princípios cooperativos podem desenvolver a economia compartilhada. Desenvolvemos pesquisa qualitativa exploratória utilizando a netnografia como procedimento metodológico. Primeiramente, discutimos a economia compartilhada baseada em plataformas digitais que fomentam a cooperação. Em seguida, descrevemos como o cooperativismo de plataforma pode ser uma alternativa ao ethos individualista da economia compartilhada. Por fim, discutimos alternativas com impactos sociais e econômicos para solucionar problemas de emprego e renda após a pandemia de Covid-19. A pesquisa contribui para as diversas iniciativas e aplicações cooperativas emergentes em um país em desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Alexandre Borba da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Unisinos (2020), Visiting Ph.D. Student at Southern Denmark University (2019), Possui mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (1997). Professor de empreendedorismo do Instituto Inedi, professor convidado da disciplina de estratégia e competitividade do MBA de Gestão Estratégica da UnilaSalle; Professor convidado da disciplina de liderança empreendedora e orientação de projeto aplicado do MBA de Gestão Estratégica e Competitividade em Banking da Unisinos; Professor das disciplinas de marketing digital e comportamento do consumidor do MBA em Marketing e Vendas do IBGEN; Foi professor titular de marketing, vendas, pesquisa e planejamento de marketing e ética, responsabilidade social e sustentabilidade da Faculdade Porto-Alegrense, foi professor titular das disciplinas de gestão empresarial, empreendedorismo e inovação da Fadergs e professor convidado do MBA de inovação em Comunicação da UCPEL, MBA em Marketing do São Judas Tadeu, MBA em Marketing do IMED. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de produtos e serviços, marketing direto, marketing digital, mobile marketing, marketing interativo, gestão empresarial, empreendedorismo e inovação e gestão de marcas e parcerias.

Douglas Wegner, Fundação Dom Cabral

Doutor em Administração, Professor Titular do Mestrado Profissional da Fundação Dom Cabral.

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração, Professor titular do Programa de Pós-Graduação da Unisinos Business School.

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Publicado

2024-04-17

Como Citar

Silveira, A. B. da, Wegner, D., & Monticelli, J. M. (2024). Cooperativismo de plataforma como alternativa ao desenvolvimento econômico pós-Covid-19: evidências do Brasil. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 10(20), e83893. https://doi.org/10.5902/2359043283893

Edição

Seção

Gestão e Governança