Valdiki Moura: uma vida dedicada ao cooperativismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043264402Palabras clave:
Cooperativismo, Doutrina, Valdiki MouraResumen
A pesquisa histórica no campo da gestão,permitiu contextualizar a trajetória profissional, a produção textual e a atuação militante do cooperativista, engenheiro e economista Valdiki Moura, cujo resultado é relatado neste artigo. Com quarenta livros e artigos científicos, e centenas de textos publicados em jornais e revistas no Brasil e no exterior, entre 1930 e 1980, Mouraé dos mais prolíficos e de maior consistência teórica entre os autores clássicos do cooperativismo no país. Apesar da grande obra e da presença marcante em momentos decisivos para o universo cooperativista, tem sido pouco estudado. Neste trabalho são apresentados o levantamento sistemático da sua obra, a contextualização histórica da produção teórica do autor no âmbito do debate sobre a “filosofia rochedaleana”, sua contribuição específica na organização da representação do cooperativismo no Brasil e na difusão de práticas cooperativas em diversas áreas. O presente texto propõe-se a estimular estudos mais abrangentes sobre o trabalho de Moura.
Descargas
Citas
APPIO, Jucelia; FRIZON, Nelson Natalino; CANOPF, Liliane; MARCON, Déborah; MADRUGA, Bruna. Pesquisa histórica como uma possibilidade à pesquisa em estudos organizacionais. Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. Atas CIAIQ, 2017.
BAHIA, Governo da. Secretaria da Agricultura Indústria e Comércio. Boletim Comemorativo da Semana da Escola. Tipografia Moderna, Salvador, 1939.
LEITE, João Salazar. Boletim Cooperativista o Cooperativismo nas Ex-Colônias. CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social de Portugal. 2013. Disponível em: https://cases.pt/wp-content/uploads/Livro-JSL-CoopExcolônias.pdf.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Democracia econômica: introdução à economia cooperativa. São Paulo: Companhia Editora Nacional. p. 342. 1942.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Diretrizes cooperativistas: notas e comentários. São Paulo: Editora Brasiliense. 1946.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Dez faces do mundo: uma visão da terra e da gente – Aspectos do Movimento Cooperativo na Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Suíça, Itália, França, Espanha, Inglaterra e Portugal. Rio de Janeiro: Editora Casa do Estudante do Brasil, 1954.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Edificação do mundo socialista: impressões de viagens, do movimento cooperativo e do problema habitacional na Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Áustria, França e Suíça. Rio de Janeiro: Editora Casa do Estudante do Brasil, 1956.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Coexistência útil. In: O Estado de S. Paulo, Suplemento Agrícola, p. 3, edição de 7 de janeiro de 1973.
PINHO, Diva Benevides. Doutrina cooperativa e a problemática do desenvolvimento econômico. In: UTUMI, A. (Org.) A problemática cooperativista no desenvolvimento econômico. São Paulo: Fundação Friedrich Naumann, 1973. p. 15-47.
PINHO, Diva Benevides (Org.). As grandes coordenadas da memória do cooperativismo no Brasil. 1. ed. Brasília: OCB- Organização das Cooperativas Brasileiras e Coopercultura, 1991. v. 1. 474 p.
PINHO, Diva Benevides. O cooperativismo no Brasil: da vertente pioneira à vertente solidária. São Paulo: Saraiva, 2004
RODRIGUES, José Roberto Gomes. Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda. 2018.
SILVA, Eduardo Faria. A Organização das Cooperativas brasileiras e a negação do direito fundamental à livre associação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Nilton Vasconcelos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).