Valdiki Moura: uma vida dedicada ao cooperativismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043264402Schlagworte:
Cooperativismo, Doutrina, Valdiki MouraAbstract
A pesquisa histórica no campo da gestão,permitiu contextualizar a trajetória profissional, a produção textual e a atuação militante do cooperativista, engenheiro e economista Valdiki Moura, cujo resultado é relatado neste artigo. Com quarenta livros e artigos científicos, e centenas de textos publicados em jornais e revistas no Brasil e no exterior, entre 1930 e 1980, Mouraé dos mais prolíficos e de maior consistência teórica entre os autores clássicos do cooperativismo no país. Apesar da grande obra e da presença marcante em momentos decisivos para o universo cooperativista, tem sido pouco estudado. Neste trabalho são apresentados o levantamento sistemático da sua obra, a contextualização histórica da produção teórica do autor no âmbito do debate sobre a “filosofia rochedaleana”, sua contribuição específica na organização da representação do cooperativismo no Brasil e na difusão de práticas cooperativas em diversas áreas. O presente texto propõe-se a estimular estudos mais abrangentes sobre o trabalho de Moura.
Downloads
Literaturhinweise
APPIO, Jucelia; FRIZON, Nelson Natalino; CANOPF, Liliane; MARCON, Déborah; MADRUGA, Bruna. Pesquisa histórica como uma possibilidade à pesquisa em estudos organizacionais. Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa em Ciências Sociais. Atas CIAIQ, 2017.
BAHIA, Governo da. Secretaria da Agricultura Indústria e Comércio. Boletim Comemorativo da Semana da Escola. Tipografia Moderna, Salvador, 1939.
LEITE, João Salazar. Boletim Cooperativista o Cooperativismo nas Ex-Colônias. CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social de Portugal. 2013. Disponível em: https://cases.pt/wp-content/uploads/Livro-JSL-CoopExcolônias.pdf.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Democracia econômica: introdução à economia cooperativa. São Paulo: Companhia Editora Nacional. p. 342. 1942.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Diretrizes cooperativistas: notas e comentários. São Paulo: Editora Brasiliense. 1946.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Dez faces do mundo: uma visão da terra e da gente – Aspectos do Movimento Cooperativo na Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Suíça, Itália, França, Espanha, Inglaterra e Portugal. Rio de Janeiro: Editora Casa do Estudante do Brasil, 1954.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Edificação do mundo socialista: impressões de viagens, do movimento cooperativo e do problema habitacional na Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Áustria, França e Suíça. Rio de Janeiro: Editora Casa do Estudante do Brasil, 1956.
MOURA, Valdiki Cardoso de. Coexistência útil. In: O Estado de S. Paulo, Suplemento Agrícola, p. 3, edição de 7 de janeiro de 1973.
PINHO, Diva Benevides. Doutrina cooperativa e a problemática do desenvolvimento econômico. In: UTUMI, A. (Org.) A problemática cooperativista no desenvolvimento econômico. São Paulo: Fundação Friedrich Naumann, 1973. p. 15-47.
PINHO, Diva Benevides (Org.). As grandes coordenadas da memória do cooperativismo no Brasil. 1. ed. Brasília: OCB- Organização das Cooperativas Brasileiras e Coopercultura, 1991. v. 1. 474 p.
PINHO, Diva Benevides. O cooperativismo no Brasil: da vertente pioneira à vertente solidária. São Paulo: Saraiva, 2004
RODRIGUES, José Roberto Gomes. Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda. 2018.
SILVA, Eduardo Faria. A Organização das Cooperativas brasileiras e a negação do direito fundamental à livre associação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2006.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Nilton Vasconcelos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).