A educação cooperativista na visão do cooperado: O caso da cooperativa agroindustrial C. Vale
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043263550Palabras clave:
Princíprios cooperativistas, Cooperação, Capacitação, EducaçãoResumen
Por ser o cooperativismo um dos modelos de organização que promove o desenvolvimento econômico e social, estudos voltados ao aumento de seu desempenho e a redução de seus problemas são cada vez mais importantes. Nesse sentido, compreender aspectos voltados a programas de educação cooperativa, que contribuem para a capacitação, participação e permanência de seus cooperados mostram-se relevantes. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos cooperados sobre a educação cooperativista existente na Cooperativa Agroindustrial C.Vale. Essa cooperativa está localizada na microrregião de Toledo, mesorregião Oeste Paranaense. Trata-se de uma cooperativa agroindustrial, com sede no município de Palotina, que possui 150 unidades de negócios, aproximadamente 21.800 cooperados e cerca de 10.500 funcionários. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, a partir de dados primários na sede e nas unidades de atendimento da cooperativa. Os principais resultados demonstram que o programa de educação cooperativista é percebido como positivo pela maioria dos cooperados, necessitando este, contudo de reflexões e constante avaliação.
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