A educação cooperativista na visão do cooperado: O caso da cooperativa agroindustrial C. Vale

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2359043263550

Mots-clés :

Princíprios cooperativistas, Cooperação, Capacitação, Educação

Résumé

Por ser o cooperativismo um dos modelos de organização que promove o desenvolvimento econômico e social, estudos voltados ao aumento de seu desempenho e a redução de seus problemas são cada vez mais importantes. Nesse sentido, compreender aspectos voltados a programas de educação cooperativa, que contribuem para a capacitação, participação e permanência de seus cooperados mostram-se relevantes. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos cooperados sobre a educação cooperativista existente na Cooperativa Agroindustrial C.Vale. Essa cooperativa está localizada na microrregião de Toledo, mesorregião Oeste Paranaense. Trata-se de uma cooperativa agroindustrial, com sede no município de Palotina, que possui 150 unidades de negócios, aproximadamente 21.800 cooperados e cerca de 10.500 funcionários. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, a partir de dados primários na sede e nas unidades de atendimento da cooperativa. Os principais resultados demonstram que o programa de educação cooperativista é percebido como positivo pela maioria dos cooperados, necessitando este, contudo de reflexões e constante avaliação.

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Daiane Franciele Staback, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Mestre no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Nível de Mestrado (2018-2020). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo (GPSEB) 2020. MBA em Coaching e Liderança para Gestão de Pessoas - Universidade Paranaense (2020). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013-2016). 

Carla Maria Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Pós-doutora pela FURB (2014). Doutora em Administração pela USP - Universidade de São Paulo (2010). Mestre em Administração pela FURB (2006). Possui Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue. É Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e é Líder do Grupo de Pesquisa GPSEB. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Secretariado e Administração com ênfase em estudos sobre Cooperação, Empreendedorismo, Pesquisa Científica e Sustentabilidade.

Ednilse Maria Willers, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Secretária Executiva. Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora Adjunta do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publié-e

2022-07-05

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Staback, D. F., Schmidt, C. M., & Willers, E. M. (2022). A educação cooperativista na visão do cooperado: O caso da cooperativa agroindustrial C. Vale. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 9(17), e16. https://doi.org/10.5902/2359043263550

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