The Authenticity Of Brand And The Agroindustrial Cooperatives Of Paraná

Autores/as

  • Ronaldo Jose Seramim UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Mestre em Administração. https://orcid.org/0000-0003-1548-686X
  • Marcio Nakayama Miura UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Professor Adjunto do Curso de Administração e Permanente do PPGA/MPA - Programa de Pós-graduação em Administração/Mestrado Profissional em Administração. https://orcid.org/0000-0003-1188-1889

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043228743

Palabras clave:

Consumer behavior, Brand authenticity, Agroindustrial cooperatives

Resumen

This study aimed to identify the brand authenticity of cooperatives known in Paraná and its prominent dimensions, based on consumer assessment, with a measure of cognitive and behavioral authenticity proposed by Kososki (2015). Twenty-one brands of agroindustrial food-producing cooperatives were used, linked to the Organization of Cooperatives of Paraná (OCEPAR). The method is characterized as descriptive, with a quantitative and qualitative approach, through the application of 388 questionnaires by Google Forms, from 9000 links randomly distributed between February and March 2016. The results showed the prominent dimensions of the cooperatives surveyed, quality, origin, simplicity and essence. In addition, there was a rise of the tradition dimension in the context of cooperatives, whose size was not used in the final scale of Kososki (2015). It was concluded that cooperatives have a strong influence on the lives of external and internal consumers, in reference to quality products and presence in the daily lives of people, at the regional level

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Biografía del autor/a

Ronaldo Jose Seramim, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Mestre em Administração.

Mestre em administração - Mestrado Profissional (Unioeste-PR, 2017), Pós-graduado em Administração Financeira (Unicentro - 2010) e em Docência no Ensino Superior (UniCesumar -2014). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Concluiu Complementação Pedagógica em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade Multivix, Nova Venecia - ES (2013) e Curso Técnico em Secretaria Escolar pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado - CETAP - Rio de Janeiro (2015).

Marcio Nakayama Miura, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Professor Adjunto do Curso de Administração e Permanente do PPGA/MPA - Programa de Pós-graduação em Administração/Mestrado Profissional em Administração.

Pós-Doutorado em Administração pelo PPA/UEM (2017), Doutor em Administração e Turismo pelo PPGA/UNIVALI (2013), Mestre em Administração pelo CPGA/UFSC (1996) e Bacharel em Administração de Empresas pela FECEA (1991). Desde 1995 é professor do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação. Experiência como diretor, coordenador e chefe de departamento em cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos de nível superior. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Administração e Permanente do PPGA/MPA - Programa de Pós-graduação em Administração/Mestrado Profissional em Administração da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação pelo MEC/INEP, de Cursos de Graduação pela SETI/PR, de Cursos de Graduação pelo CRA-PR, de Cursos de Graduação pela Folha de São Paulo e de Cursos de Graduação pelo Guia do Estudante Abril. Administrador e Delegado Regional do CRA-PR - Seccional Cascavel. Sócio Efetivo da ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos. Editor da Revista Eletrônica Científica do CRA-PR - RECC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - GPEC (UNIOESTE) e do Grupo de Pesquisa em Formulação de Estratégias - GPFE (UFPEL). Linhas de pesquisa: estratégia, marketing, comportamento do consumidor.

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Publicado

2018-08-02 — Actualizado el 2022-05-30

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Cómo citar

Seramim, R. J., & Miura, M. N. (2022). The Authenticity Of Brand And The Agroindustrial Cooperatives Of Paraná. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 5(9), 147–162. https://doi.org/10.5902/2359043228743 (Original work published 2 de agosto de 2018)