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A Autenticidade de Marca e as Cooperativas Agroindustriais do Paraná

Autores

  • Ronaldo Jose Seramim Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Mestre em Administração - Mestrado Profissional http://orcid.org/0000-0003-1548-686X
  • Marcio Nakayama Miura UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Professor Adjunto do Curso de Administração e Permanente do PPGA/MPA - Programa de Pós-graduação em Administração/Mestrado Profissional em Administração.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043228743

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, autenticidade de marca, cooperativas agroindustriais

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar a autenticidade de marca de cooperativas conhecidas no Paraná e suas dimensões de destaque, com base na avaliação do consumidor, com medida de autenticidade cognitiva e comportamental proposta por Kososki (2015). Foram utilizadas 21 marcas de cooperativas agroindustriais produtoras de alimentos, ligadas a Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR). O método caracterizase como descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de 388 questionários pelo Google Forms, a partir de 9000 links distribuídos aleatoriamente entre fevereiro e março de 2016. Os resultados demonstraram as dimensões de destaque das cooperativas pesquisadas, a qualidade, origem, simplicidade e essência. Além disso, houve ascensão da dimensão tradição no contexto das cooperativas, cuja dimensão não foi utilizada na escala final de Kososki (2015). Concluiu-se que as cooperativas exercem forte influência na vida dos consumidores externos e internos, na referência por produtos de qualidade e presença no dia a dia das pessoas, no âmbito regional.

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Biografia do Autor

Ronaldo Jose Seramim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Mestre em Administração - Mestrado Profissional

Mestre em Administração - Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional (Unioeste-PR, 2017), Pós-graduado em Administração Financeira (Unicentro - 2010) e em Docência no Ensino Superior (UniCesumar -2014). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Concluiu Complementação Pedagógica em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade Multivix, Nova Venecia - ES (2013) e Curso Técnico em Secretaria Escolar pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado - CETAP - Rio de Janeiro (2015).

Marcio Nakayama Miura, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Professor Adjunto do Curso de Administração e Permanente do PPGA/MPA - Programa de Pós-graduação em Administração/Mestrado Profissional em Administração.

Pós-Doutorado em Administração pelo PPA/UEM (2017), Doutor em Administração e Turismo pelo PPGA/UNIVALI (2013), Mestre em Administração pelo CPGA/UFSC (1996) e Bacharel em Administração de Empresas pela FECEA (1991). Desde 1995 é professor do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação. Experiência como diretor, coordenador e chefe de departamento em cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos de nível superior. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Administração e Permanente do PPGA/MPA - Programa de Pós-graduação em Administração/Mestrado Profissional em Administração da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação pelo MEC/INEP, de Cursos de Graduação pela SETI/PR, de Cursos de Graduação pelo CRA-PR, de Cursos de Graduação pela Folha de São Paulo e de Cursos de Graduação pelo Guia do Estudante Abril. Administrador e Delegado Regional do CRA-PR - Seccional Cascavel. Sócio Efetivo da ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos. Editor da Revista Eletrônica Científica do CRA-PR - RECC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - GPEC (UNIOESTE) e do Grupo de Pesquisa em Formulação de Estratégias - GPFE (UFPEL). Linhas de pesquisa: estratégia, marketing, comportamento do consumidor.

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Publicado

2018-08-02

Versões

Como Citar

Seramim, R. J., & Miura, M. N. (2018). A Autenticidade de Marca e as Cooperativas Agroindustriais do Paraná. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 5(9), 147–162. https://doi.org/10.5902/2359043228743