Cooperative education and social innovation: the case of Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares – COOPDEF

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043241195

Keywords:

Cooperativism, cooperative education, social innovation

Abstract

This study aims to analyze how cooperative education and training subsidized the development of social innovations in the Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares (COOPDEF), headquartered in the city of Juiz de Fora, state of Minas Gerais. We opted for direct observation, documentary analysis and semi-structured interviews as data collection techniques. As results, it should be noted that cooperative education and training allowed the sharing of experiences and expectations of those involved, created space for social learning and allowed the development of skills necessary for the management of the enterprise in a non-tutored manner.

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Author Biographies

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, Teófilo Otoni, Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Regional. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

José Maria Ribeiro Neto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, Teófilo Otoni, Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014); possui Pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Professor Damásio de Jesus; é mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Administração pela UFLA (2011), Mestre em Administração pela UFBA (2004) e graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV (2003). Realizou Estágio Pós-doutoral em Administração pela EBAPE/FGV (2013) e HEC Montreal (2018). Atualmente é professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e professor do Curso de Administração da UFT. Participa da Rede de Pesquisadores em Gestão Social - RGS e do Observatório Brasileiro do Cooperativismo. Bolsista de Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da UFT. Líder do Tema 11 - Interfaces entre Gestão Pública e Gestão Social da Divisão de Administração Pública da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, cooperativismo e políticas públicas e desenvolvimento regional.

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Published

2020-09-23

How to Cite

Vieira, N. dos S., Ribeiro Neto, J. M., & Cançado, A. C. (2020). Cooperative education and social innovation: the case of Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares – COOPDEF. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7(14), 167–184. https://doi.org/10.5902/2359043241195

Issue

Section

Artigos