Educação cooperativista e inovação social: o caso da Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares - COOPDEF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043241195

Palavras-chave:

Cooperativismo, educação cooperativista, inovação social

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar como a educação e a formação cooperativista subsidiou o desenvolvimento de inovações sociais na Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares (COOPDEF), com sede na cidade de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais. Optou-se pela observação direta, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas como técnicas de coleta de dados. Como resultados, cabe destacar que a educação e formação cooperativista permitiu a partilha de experiências e de expectativas dos envolvidos, fomentou espaços para a aprendizagem social e permitiu o desenvolvimento de competências necessárias à gestão do empreendimento de modo não tutorado.

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Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, Teófilo Otoni, Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Regional. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

José Maria Ribeiro Neto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, Teófilo Otoni, Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014); possui Pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Professor Damásio de Jesus; é mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Administração pela UFLA (2011), Mestre em Administração pela UFBA (2004) e graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV (2003). Realizou Estágio Pós-doutoral em Administração pela EBAPE/FGV (2013) e HEC Montreal (2018). Atualmente é professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e professor do Curso de Administração da UFT. Participa da Rede de Pesquisadores em Gestão Social - RGS e do Observatório Brasileiro do Cooperativismo. Bolsista de Programa Institucional Produtividade em Pesquisa da UFT. Líder do Tema 11 - Interfaces entre Gestão Pública e Gestão Social da Divisão de Administração Pública da ANPAD. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, cooperativismo e políticas públicas e desenvolvimento regional.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Vieira, N. dos S., Ribeiro Neto, J. M., & Cançado, A. C. (2020). Educação cooperativista e inovação social: o caso da Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares - COOPDEF. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7(14), 167–184. https://doi.org/10.5902/2359043241195

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Artigos