A Identificação nas Organizações da Economia Solidária: entre a solidariedade e a competição
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043216396Palavras-chave:
Identidade. Identificação. Economia Solidária.Resumo
Com o objetivo de possibilitar o debate sobre o processo de identificação dos associados com as organizações que compõe a chamada economia solidária, este artigo de natureza teórica, apresenta os conceitos de identidade e identificação assim como descreve as características e os princípios defendidos pela economia solidária, buscando uma articulação entre as duas temáticas. Como resultado desta análise, observa-se que a teoria da identificação pode subsidiar fortemente o entendimento sobre o engajamento dos associados na proposta citada uma vez que neste contexto pode ser comum o conflito e/ou a dissonância cognitiva dos envolvidos por se inserirem em uma organização cuja identidade organizacional almejada é orientada por princípios e valores que divergem dos praticados nos demais espaços sociais e de trabalho.
Downloads
Referências
CANÇADO, A. C.; PEREIRA, J. R.; TENÓRIO, F. G. Gestão social: epistemologia de um paradigma. Curitiba: CRV, 2013, 216p.
CANÇADO, A. C. Autogestão em cooperativas populares: os desafios da prática. Salvador: IES, 2007.
CARRIERI, A. P.; DAVEL, E.; PAES-DE-PAULA, A. P. Identidade das organizações: múltipla? fluida? Autônoma? Organização & Sociedade, v. 15, n. 45, p. 127-144, 2008;
______; FERNANDES, M. E. R.; MARQUES, A. L. Identidade organizacional e os componentes do processo de identificação: uma proposta de integração. Cadernos EBAPE, v.7, n.4, p.688-703, 2009.
DUTTON, J. E.; DUKERICH, J. M.; HARQUAIL, C. V. Organizational Images and Member Identification. Administrative Science Quarterly. V. 39, n. 2, uun. 1994, p. 239-263;
ELSBACH, K. An expanded model of organizational identification. Research in Organizational Behaviour. v. 21, p. 163-200, 1999.
FERNANDES, M. E. R.. De “Jóia da Coroa” a “Coroa sem Jóia” estudo do processo identificatório em duas empresas multincionais em reestruturação. Belo Horizonte. UFMG. Tese de Doutorado. 2008.
FRANÇA FILHO, G. C.; LAVILLE, J. Economia solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
GAIGER; L. I. A Economia Solidária e o Projeto de Outra Mundialização. Dados – Revista de Ciências Sociais, v. 47, n. 4, 2004, pp. 799 – 834;
GIOIA, D. A.; SCHULTZ, M.; CORLEY, D. K. Identity, image and adaptive instability. Academy of Management Review. v. 25, p. 63-81, 2000.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.
KREINER, G. E.; ASHFORTH, B. E. Evidence toward an expanded model of organizational identification, Journal of Organizational Behavior. 2004, 25, p. 1-27;
LAURENTTI, C.; BARROS, M. N. F. Identidade: questões conceituais e contextuais. Revista de Psicologia Social, v. 2, n. 1, jun. 2000;
LECHAT, N. M. P. Economia social, economia solidária, terceiro setor: do que se trata? Civitas – Revista de Ciências Sociais. v. 2, n. 1, 2002;
NATIVIDADE, E. A.; PEREIRA, J. R.; OLIVEIRA, V. A. R. de. Gestão Social de Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda: uma reflexão por meio das ações da Secretaria Nacional de Economia Solidária. APGS, Viçosa, v.3, n.1, pp. 1-22, 2011;
MONJE-REYES, P. Economía solidaria, cooperativismo y descentralización: la gestión social puesta en práctica. Cadernos EBAPE, v. 9, n. 3, 2011;
PAES-DE-PAULA, A. P.; et al. A Economia Solidária e a Questão do Imaginário: em busca de novas perspectivas. O & S, v.18, n.57, p. 323-333, 2011;
PEDRINI, D. M.; OLIVEIRA, A. L. de. A economia solidária como estratégia de desenvolvimento. Emancipação, v. 7, p. 111-133, 2007;
PRATT, M. G.; FOREMAN, P. O. Classifying managerial responses to multiple organizational identities. Academy of Management Review, 2000, v. 25, Issue 1;
RODRIGUES, S. B.; CHILD, J. Corporate Co-evolution: a political perspective. London: John Wiley & Sons. 2008. Cap 8. Corporate Identity.p 147-171;
SILVA, F. A. G. et al. Os Princípios de Economia Substantiva de Karl Polanyi em relações de Economia Solidária: o caso do povoado Cruz (Currais Novos/RN), RECADM, v. 10, n. 2, p. 93-106, 2011.
SINGER, P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
TAJFEL, H. Social psychology of intergroup relations, Annual Review of Psychology. v. 33, p. 1-39, 1982;
TENÓRIO, F. G. Tem razão a administração? 3 Ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2008.
TEREZA-ZUCHETTI, D. et al. Economia Solidária: uma experiência intercultural. Economía, Sociedad y Territorio, v. xi, n. 35, 2011, p. 1-17;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).