Saúde mental de estudantes universitários do sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583468952

Palabras clave:

Estudantes, Pandemia, Saúde Pública, Saúde Mental

Resumen

Objetivo: Avaliar a saúde mental de estudantes universitários da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado em uma universidade pública do sul do Brasil, envolvendo estudantes dos cursos da área da saúde. A coleta de dados foi online a partir de formulário para caracterização dos estudantes o Mental Health Inventory. Para análise dos dados foi utilizado à estatística descritiva e inferencial. Resultados: Participaram da pesquisa 527 estudantes com idade média de 22,3 (±4,6) anos. Na avaliação do Inventário de Saúde Mental as sub-escalas “Perda do Controle emocional/comportamental” e “Laços emocionais” apresentaram saúde mental moderada. As sub-escalas “Ansiedade”, “Depressão”, “Afeto positivo”, as dimensões “Distress” e “Bem estar” e a avaliação global do instrumento apresentaram pontuações indicativos de saúde mental grave. Considerações Finais: A saúde mental dos estudantes durante a pandemia está suscetível e fatores sociodemográficos e acadêmicos podem estar contribuindo para esta condição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidad Federal de Santa María

Enfermeira.  Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora Líder do Grupo de pesquisa Cuidado em Saúde Mental e formação em Saúde (FORESM) da UFSM.

Dilce Rejane Peres do Carmo, Universidad Federal de Santa María

Enfermeira. PhD em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - USP. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem - FURG/Doutorado sanduíche no Programa de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - USP. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Pesquisadora dos GrupoS "GP Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (FORESM/UFSM)" e "Grupo de Estudo sobre Prevenção do Uso Nocivo do Álcool e ou Drogas (GRUPAD/EERP-USP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria Enfermagem/Saúde e Educação - GEP-GERON/FURG, Faz parte do Projeto Substance use PopuLations: Impacts on individuals and Families: The SPLIF programme parceria com Universidade de Birmingham - Inglaterra.

Natiele Gavião Lopas, Universidad Federal de Santa María

Graduação em andamento em Enfermagem.

Amanda de Lemos Mello, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

É Diretora de Assistência Primária à Saúde na Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC, Docente do Curso de Medicina da Faculdade Estácio | IDOMED de Jaraguá do Sul e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (GP FORESM/UFSM). Integrante da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde do COREN - SC. Formada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Franciscana (UFN/2013) e Licenciada em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (IFFAR/2021). Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM) com Financiamento CAPES Demanda Social. Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (PPGCol/UFRGS), Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (UNYLEYA) e Facilitadora de Educação Permanente em Saúde (UAB/Fiocruz). Foi Professora Substituta do Departamento de Enfermagem e do Departamento de Serviço Social (UFSM) (2018-2020). Foi Enfermeira de Estratégia da Saúde da Família em Jaraguá do Sul/SC (2020), Supervisora Distrital da Atenção Primária e Gerente da Atenção Básica no mesmo município (2021-2022). Na prática assistencial, possui interesse e experiência nas áreas de Atenção Primária à Saúde, Educação Profissional/Permanente em Saúde, Saúde Mental e, na pesquisa, nas temáticas que envolvem Saúde Coletiva, Formação Profissional, Educação Permanente em Saúde, Residências em Saúde e Saúde Mental vinculadas à métodos de pesquisa qualitativas e participativas, especialmente a Pesquisa Apreciativa.

Laís Mara Caetano da Silva, Universidad Federal de Santa María

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2016-atual) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM desde 2019 (nível Mestrado). Realizou estágio pós-doutoral pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2018). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP (2016). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil - Unifesp (2015). Bacharel e licenciada em Enfermagem pela EERP/USP (2010). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM por dois mandatos (2017 - 2019) (2019 - 2022). No decorrer do processo de formação, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o doutorado (2012-2016), bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2009 a 2010, bolsista do Projeto 4 da Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo de 2008 a 2009 e bolsista do PIBIC/USP/CNPq 2006/2007 e 2007/2008. É membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM desde janeiro de 2017, e do Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose (GEOTB - EERP/USP), desde setembro de 2007. Trabalha com estudos voltados às doenças transmissíveis no contexto da Atenção Primária à Saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa área.

Keity Laís Siepmann Soccol, Franciscan University

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Psiquiatria e Saúde mental. Especialista em Programa Especial de Formação Pedagógica. Especialista em Urgências e Emergências. Docente do curso de Enfermagem, Psicologia e Odontologia da Universidade Franciscana (UFN). Professora do Programa Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES) UFN. Tem experiência em Saúde Coletiva e Saúde Mental. Pesquisadora nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde materno Infantil. Possui interesse em organização, gestão, processo de trabalho e desenvolvimento de produtos tecnológicos na Atenção Primária à Saúde. Esteve em licença maternidade no período de janeiro à maio de 2021.

Larissa Dias Antunes, Universidad Federal de Santa María

Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria. Foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa PIBIC/CNPq/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (FORESM/UFSM).

Etiane de Oliveira Freitas, Universidad Federal de Santa María

Enfermeira.Possui graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem / UFSM. Editora Associada da Revista de Enfermagem da UFSM (REUFSM). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem ao adulto; enfermagem em terapia intensiva( adulta, cardiológica e neonatal) ensino de enfermagem; processo de trabalho em saúde e enfermagem e, segurança do paciente. Possui afinidade com métodos de pesquisa quantitativos e estudos mistos.

Citas

Alves, AAM, Rodrigues, NFR. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Rev. Port. Sau. Pub. 2010; 28(2):127-131. DOI: https://doi.org/10.1016/S0870-9025(10)70003-1

Organização Pan-Americana da Saúde; WHO - Organização Mundial da Saúde. OMS anuncia nome para doença causada por novo coronavírus: COVID-19; OPAS apoia ações de preparo na América Latina e Caribe. Brasília (DF): OPAS/OMS Brasil, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&i-d=6106:oms-anuncia-nome-para-doenca-causada-por-novo-coronavirus-covid-19-opas--apoia-acoes-de-preparo-na-america-latina-e-caribe&Itemid=812. Acesso em: 05 jan. 2021.

Huang, C, Wang Y, Li X, Ren L, Zhao J, Hu Y, et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet. 2020; 395:497-506. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30183-5

Rondini CA, Pedro KM, Duarte CS. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas – Educação. 2020;10(1):41-57. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Education: From disruption to recovery, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 05 nov. 2020.

Gundim VA, Encarnação JP, Santos FC, Santos JE, Vasconcellos EA, Souza RC. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Rev baiana enferm. 2020; 35(2021):e37293. DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Carleto CT, Moura RCD, Santos VS, Pedrosa, LAK. Adaptation to university and common mental disorders in nursing undergraduate student. Rev. Eletr. Enf. 2018;20:20a01. DOI: http://doi.org/10.5216/ree.v20.43888

Silva EFF, Albuquerque SSA, Barbosa LNF, Melo MCB. Transtornos mentais comuns e inteligência emocional em estudantes universitários. Pesquisa PIBIC [Internet]. 2018; [cited 2019 ago 25]. Available from: http://higia.imip.org.br/handle/123456789/3769.

LAI, J. et al. Factors Associated With Mental Health Outcomes Among Health Care Workers Exposed to Coronavirus Disease. Jama Netw Open. 2020;3(3):e203976. DOI: http://doi.org10.1001/jamanetworkopen.2020.3976

Wong C. L. et al. Knowledge, Attitudes and Practices Towards COVID-19 Amongst Ethnic Minorities in Hong Kong. Int J Environ Res Saúde Pública. 2020;17(21):7878. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17217878

Xie X. et al. Mental Health Status Among Children in Home Confinement During the Coronavirus Disease 2019 Outbreak in Hubei Province, China. JAMA Pediatr. 2020;174(9):898-900. DOI: https://doi.org/10.1001 / jamapediatrics.2020.1619

Cao W. et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res. 2020; 287:112934. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psy-chres.2020.112934

Wang C, Zhao H. The impact of COVID-19 on anxiety in Chinese university students. Front Psychol. 2020; 11:1168. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01168

Bruffaerts R. et al. Mental health problems in college freshmen: prevalence and academic functioning. J Affect Disord. 2018;1(225):97-103. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.201.07.044

Ribeiro J. L. P. Mental Health Inventory: um estudo de adaptação à população portuguesa. Psicologia Saúde & Doenças. 2001;2(1):77-99. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36220106. Acesso em: 05 jan. 2021.

Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud. psicol. (Campinas). 2020;37:e200067. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Sundarasen S, Chinna K, Kamaludin K, Nurunnabi M, Baloch GM, Khoshaim HB, et al. Psychological Impact of COVID-19 and Lockdown among University Students in Malaysia: Implications and Policy Recommendations. Int. J. Environ. Res. Public Health. 2020;17(17): 6206. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17176206

Penha JRL, Oliveira CC, Mendes AVS. Saúde mental do estudante universitário: revisão integrativa. J Health NPEPS. 2020;5(1):369-395. DOI: http://dx.doi.org/10.30681/252610103549

Souza M, Caldas T, De Antoni, C. Fatores de adoecimento dos estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática. Psicologia e Saúde em debate. 2017;3(1):99-126. DOI: https://doi.org/10.22289/2446-922X.V3N1A8

American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM-5 (5Th). Arglinton: American Psychiatric Association. 2013. DOI: http://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596.744053

Levav I, Saraceno B. Primary prevention takes a leading role in World Mental Health Action. The European Journal of Psychiatry [Internet]. 2014 [cited 2021 jan 05]; 28(1),66–70. Available from: https://www.researchgate.net/publication/269805468_Primary_Prevention_Takes_a_Leading_Role_in_World_Mental_Health_ Action

Ryff C. Psychological Well-Being Revisited: Advances in the Science and Practice of Eudaimonia. Psychotherapy and Psychosomatics. 2014;83(1),10–28. DOI: http://doi.org/10.1159/000353263

Leão A. M. et al. Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica. 2018;42(4):55-65. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180092

Patsali ME, Mousa DPV, Papadopoulou EVK, Papadopoulou KKK, Kaparounaki CK, Diakogiannis I, et al. University students’ changes in mental health status and determinants of behavior during the COVID-19 lockdown in Greece. Psychiatry Research. 2020; 292: 113298. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113298

Abdulghani HM., Sattar K, Ahmad T, Akram A. Association of COVID-19 Pandemic with undergraduate Medical Students’ Perceived Stress and Coping. Psychol Res Behav Manag. 2020; 13:871-881. DOI: https://doi.org/10.2147/PRBM.S27693826.

Murakami K, Panúncio-Pinto MP, Santos JLF, Troncon LEA. Estresse psicológico em estudantes de cursos de graduação da área da saúde: subsídios para promoção de saúde mental. Rev Med (São Paulo). 2019;98(2):108-13. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p108-113

Elmer T, Mepham K, Stadtfeld C. Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. PLoS ONE. 2020; 15(7):e0236337. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0236337

Girolamo G, et al. Mental Health in the Coronavirus Disease 2019 Emergency-The Italian Response. JAMA Psychiatry. 2020; 77(9): 974-976. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2020.1276

Publicado

2023-05-27

Cómo citar

Siqueira, D. F. de, Carmo, D. R. P. do, Gavião Lopas, N., Mello, A. de L., Silva, L. M. C. da, Soccol, K. L. S., Antunes, L. D., & Freitas, E. de O. (2023). Saúde mental de estudantes universitários do sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19. Saúde (Santa Maria), 49(2), e68952. https://doi.org/10.5902/2236583468952

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.