Saúde mental de estudantes universitários do sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583468952

Palavras-chave:

Estudantes, Pandemia, Saúde Pública, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: Avaliar a saúde mental de estudantes universitários da área da saúde durante a pandemia da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado em uma universidade pública do sul do Brasil, envolvendo estudantes dos cursos da área da saúde. A coleta de dados foi online a partir de formulário para caracterização dos estudantes o Mental Health Inventory. Para análise dos dados foi utilizado à estatística descritiva e inferencial. Resultados: Participaram da pesquisa 527 estudantes com idade média de 22,3 (±4,6) anos. Na avaliação do Inventário de Saúde Mental as sub-escalas “Perda do Controle emocional/comportamental” e “Laços emocionais” apresentaram saúde mental moderada. As sub-escalas “Ansiedade”, “Depressão”, “Afeto positivo”, as dimensões “Distress” e “Bem estar” e a avaliação global do instrumento apresentaram pontuações indicativos de saúde mental grave. Considerações Finais: A saúde mental dos estudantes durante a pandemia está suscetível e fatores sociodemográficos e acadêmicos podem estar contribuindo para esta condição.

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Biografia do Autor

Daiana Foggiato de Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira.  Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora Líder do Grupo de pesquisa Cuidado em Saúde Mental e formação em Saúde (FORESM) da UFSM.

Dilce Rejane Peres do Carmo, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. PhD em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - USP. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem - FURG/Doutorado sanduíche no Programa de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - USP. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Pesquisadora dos GrupoS "GP Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (FORESM/UFSM)" e "Grupo de Estudo sobre Prevenção do Uso Nocivo do Álcool e ou Drogas (GRUPAD/EERP-USP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria Enfermagem/Saúde e Educação - GEP-GERON/FURG, Faz parte do Projeto Substance use PopuLations: Impacts on individuals and Families: The SPLIF programme parceria com Universidade de Birmingham - Inglaterra.

Natiele Gavião Lopas, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em andamento em Enfermagem.

Amanda de Lemos Mello, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

É Diretora de Assistência Primária à Saúde na Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC, Docente do Curso de Medicina da Faculdade Estácio | IDOMED de Jaraguá do Sul e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (GP FORESM/UFSM). Integrante da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde do COREN - SC. Formada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Franciscana (UFN/2013) e Licenciada em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (IFFAR/2021). Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM) com Financiamento CAPES Demanda Social. Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (PPGCol/UFRGS), Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (UNYLEYA) e Facilitadora de Educação Permanente em Saúde (UAB/Fiocruz). Foi Professora Substituta do Departamento de Enfermagem e do Departamento de Serviço Social (UFSM) (2018-2020). Foi Enfermeira de Estratégia da Saúde da Família em Jaraguá do Sul/SC (2020), Supervisora Distrital da Atenção Primária e Gerente da Atenção Básica no mesmo município (2021-2022). Na prática assistencial, possui interesse e experiência nas áreas de Atenção Primária à Saúde, Educação Profissional/Permanente em Saúde, Saúde Mental e, na pesquisa, nas temáticas que envolvem Saúde Coletiva, Formação Profissional, Educação Permanente em Saúde, Residências em Saúde e Saúde Mental vinculadas à métodos de pesquisa qualitativas e participativas, especialmente a Pesquisa Apreciativa.

Laís Mara Caetano da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2016-atual) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM desde 2019 (nível Mestrado). Realizou estágio pós-doutoral pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2018). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP (2016). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil - Unifesp (2015). Bacharel e licenciada em Enfermagem pela EERP/USP (2010). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM por dois mandatos (2017 - 2019) (2019 - 2022). No decorrer do processo de formação, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o doutorado (2012-2016), bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2009 a 2010, bolsista do Projeto 4 da Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo de 2008 a 2009 e bolsista do PIBIC/USP/CNPq 2006/2007 e 2007/2008. É membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM desde janeiro de 2017, e do Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose (GEOTB - EERP/USP), desde setembro de 2007. Trabalha com estudos voltados às doenças transmissíveis no contexto da Atenção Primária à Saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa área.

Keity Laís Siepmann Soccol, Franciscan University

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Psiquiatria e Saúde mental. Especialista em Programa Especial de Formação Pedagógica. Especialista em Urgências e Emergências. Docente do curso de Enfermagem, Psicologia e Odontologia da Universidade Franciscana (UFN). Professora do Programa Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES) UFN. Tem experiência em Saúde Coletiva e Saúde Mental. Pesquisadora nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde materno Infantil. Possui interesse em organização, gestão, processo de trabalho e desenvolvimento de produtos tecnológicos na Atenção Primária à Saúde. Esteve em licença maternidade no período de janeiro à maio de 2021.

Larissa Dias Antunes, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria. Foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa PIBIC/CNPq/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (FORESM/UFSM).

Etiane de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira.Possui graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem / UFSM. Editora Associada da Revista de Enfermagem da UFSM (REUFSM). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem ao adulto; enfermagem em terapia intensiva( adulta, cardiológica e neonatal) ensino de enfermagem; processo de trabalho em saúde e enfermagem e, segurança do paciente. Possui afinidade com métodos de pesquisa quantitativos e estudos mistos.

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Publicado

2023-05-27

Como Citar

Siqueira, D. F. de, Carmo, D. R. P. do, Gavião Lopas, N., Mello, A. de L., Silva, L. M. C. da, Soccol, K. L. S., Antunes, L. D., & Freitas, E. de O. (2023). Saúde mental de estudantes universitários do sul do Brasil durante a pandemia da COVID-19. Saúde (Santa Maria), 49(2), e68952. https://doi.org/10.5902/2236583468952

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