RELATO DE EXPERIENCIA EM DOAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRÓTESES AUDITIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346405Resumen
O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise descritiva dos diversos aspectos considerados noatendimento: faixa etária dos pacientes, tipo e grau de perda auditiva e a possível etiologia dasmesmas, partindo dos dados coletados e exames realizados nos pacientes que foram atendidos noLaboratório de Próteses Auditivas do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico–SAF. Encontramos38 crianças(26%), 22 adolescentes(15%), 49 adultos(33,5%) e 36(24%)idosos. Quanto ao tipo deperda auditiva, a que predominou foi a neurossensorial bilateral, com 130 casos(89%), seguida damista bilateral, com 9 casos(6%). O restante dos indivíduos, 7 casos(5 %) apresentaram tipos deperda auditiva diferente por orelha (mista em uma e neurossensorial em outra) ou perda auditivaunilateral. Em relação ao grau das perdas auditivas: 31 casos(21,2%) moderado bilateral, 30 casos(20%) profundo bilateral, 26 casos(17%) severo bilateral, 11casos(7%) moderadamente severobilateral, e finalmente 2 casos(1%) leve bilateral, perfazendo em total de 66% de perdas auditivassimétricas. Com relação à etiologia das perdas auditivas, 108(74%) referiram não saber, 13 casosde rubéola materna(35%), 10 de perda auditiva congênita(27%), 6 de meningite(16%), 2 casosgenéticos(5%), 1 de anóxia e UTI neonatal(2%), 1 de sarampo(2%), 1 de perda auditiva induzidapelo ruído(2%), 1 de presbiacusia(2%), 1 de ototoxidade(2%) e 1 de diabetes(2%). A partir dosresultados foi possível observar que esse serviço é de extrema relevância para os candidatos ao usode prótese auditiva, e que os aspectos considerados no atendimento são suficientes para a qualidade na adaptação de próteses auditivas no paciente com distúrbio da audição.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.