CORRELAÇÃO DOS INDICADORES DE RISCO PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA COM A “FALHA” NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658345750Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658345750
Objetivo: Correlacionar os indicadores de risco para deficiência auditiva(IRDA) com a “falha” na TAN. Método: Participaram do estudo 1889 neonatos, que compareceram ao Hospital Universitário de Santa Maria(HUSM) para realização da TAN. Foram pesquisados os IRDA, as emissões otoacústicas evocadas transientes(EOAT) e o reflexo cócleo-palbebral(RCP). Participaram 169 crianças, que falharam na TAN. Resultados: 169 crianças(8,9%) falharam na TAN, sendo que 69(40,82%) possuíam um ou mais IRDA. Dos neonatos com IRDA, 28(40,57%) possuíam IRDA isolados e 41(59,42%) associação dos mesmos. Observou-se significância limítrofe (0,05<p<0,10) entre a “falha” e as crianças com síndromes e que usaram ototóxicos. No reteste, a maioria das crianças(68,3%) passaram na TAN, sendo evidenciado diferença estatisticamente significante com o resultado da primeira avaliação. Conclusão: A “falha” na TAN não teve correlação com os IRDA. Ressalta-se a importância da realização da triagem universal, pois a maioria das crianças que falharam na TAN não apresentaram IRDA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.