TAXA DE EVASÃO NO RETESTE DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL: A RELEVÂNCIA DO TERMO DE RESPONSABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583419466Resumen
Objetivo: verificar se houve diminuição da taxa de evasão no reteste da Triagem Auditiva Neonatal, após implementação de um procedimento de assinatura de um termo de responsabilidade. Metodologia: foram avaliados 90 prontuários de neonatos com necessidade de reteste, pois falharam na Triagem Auditiva Neonatal, em um Hospital Universitário. Os prontuários foram divididos em grupo estudo (49), os quais os responsáveis assinaram o termo de responsabilidade, assim se comprometiam com o retorno para conclusão diagnóstica e grupo controle (41) sem a assinatura do referido termo. Analisou-se a taxa de evasão nos dois grupos, considerando a presença no reteste. Resultados: o grupo estudo apresentou uma taxa de evasão de 29% no reteste, já o grupo controle evidenciou taxa de 42%, mostrando diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Conclusão: Foi encontrada diminuição da taxa da evasão dos bebês no reteste da Triagem Auditiva Neonatal, após implementação do procedimento de assinatura de um termo de responsabilidade.
Descritores: Triagem Neonatal; Indicador de Risco; Recém-nascido; Audição
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.