Rastreio auditivo em pré-escolares do ensino público: análise dos determinantes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583467686

Palavras-chave:

Audição, Pré-escolar, Testes auditivos, Determinantes sociais de saúde, Criança

Resumo

Objetivos: Descrever os resultados do rastreio auditivo de pré-escolares, assim como verificar a relação entre as avaliações auditivas e os determinantes sociais de saúde. Método: Pesquisa quantitativa, descritiva, explicativa e com delineamento transversal, realizada no período de inverno e primavera. Amostra composta por 186 crianças de uma escola pública, 89 do sexo feminino e 97 do sexo masculino, de dois a seis anos. O rastreio auditivo foi composto por: meatoscopia, timpanometria, pesquisa dos limiares auditivos de via aérea nas frequências de 500 Hz a 4000 Hz e registro e análise das Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT). Como critério de “passa”, foi considerada meatoscopia sem particularidades, curva timpanométrica do tipo A, limiares auditivos até 20 dB em todas as frequências e presença de EOAT em ambas as orelhas. A falha em um dos procedimentos era considerada “falha” no rastreio. Quanto aos determinantes sociais de saúde, foi enviado para o aluno um questionário elaborado pelas autoras e o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Foram realizadas análises descritivas e os seguintes testes para as associações: Wilcoxon, qui-quadrado e exato de Fisher. Resultados: 100 (53,8%) crianças apresentaram “falha” no rastreio auditivo. O procedimento de timpanometria foi o que apresentou maior número de falhas, seguido pela meatoscopia. Quanto aos determinantes sociais de saúde, não houve diferença estatisticamente significativa em relação com os resultados do rastreio auditivo. Considerações finais: Observou-se um elevado número de “falha” no rastreio auditivo, sendo que o motivo predominante para a ocorrência desse resultado foi a presença de curvas timpanométricas do tipo B e/ou C. Os determinantes sociais não influenciaram no resultado do rastreio auditivo.

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Biografia do Autor

Eli Natáli Broman, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga. Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiane dos Santos d’Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga. Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Julia Dalcin Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil.

Iara Denise Endruweit Battisti, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Epidemiologia, Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo, Cerro Largo - RS, Brasil

Ângela Leusin Mattiazzi, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Eliara Pinto Vieira Biaggio, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professora Associada do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Santa Maria, Santa Maria – RS, Brasil.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Broman, E. N., d’Ávila, C. dos S., Pinto, J. D., Battisti, I. D. E., Mattiazzi, Ângela L., & Biaggio, E. P. V. (2023). Rastreio auditivo em pré-escolares do ensino público: análise dos determinantes sociais. Saúde (Santa Maria), 49(2), e67686. https://doi.org/10.5902/2236583467686

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