Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando necessário.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- É obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão).
Economia, Finanças e Contabilidade
O objetivo dessa seção é publicar artigos científicos com arcabouço teórico consistente e/ou abordagem empírica inovadora que contribuam para o melhor entendimento e aprofundem o conhecimento sobre impacto econômico das cooperativas no bem estar social dos sócios e demais stakeholders, as suas estratégias de financiamento, em particular aquelas direcionadas aos cooperados, e outros que têm suporte nas informações contábeis dessas organizações. São estimulados, por exemplo, trabalhos que trazem novas formas de mensuração de impacto, estratégicas financeiras e gerenciamento de resultados nessas organização, cuja metodologia seja consistente e suporte os achados do trabalho.
Economia Social e Solidária
O objetivo da seção é publicar artigos científicos, teóricos e empíricos, que contribuam para o aprimoramento do conhecimento sobre outras formas de organização socioeconômica, distintas do sistema de mercado capitalista, predominante na sociedade atual.
A seção se dedica a descrever e apresentar as experiências de organização socioeconômica, alternativas às atuais advindas da Economia Social e Solidária.
O tema central da seção é o formado por organizações, empresas e entidades público e privadas orientadas para o interesse geral ou social, mais especificamente a economia social e solidária - integradas principalmente por cooperativas nas suas diferentes famílias, sociedades de trabalho, sociedades mútuas, empresas sociais, fundações e associações -, e a economia pública, priorizando para esta última as políticas socias e trabalhistas, a coesão social, o desenvolvimento territorial, a transição ecológica e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Educação, Inovação e Sustentabilidade
Esta seção recebe trabalhos teórico-empíricos desenvolvidos nos diferentes ramos do cooperativismo, com temáticas direcionadas a educação e treinamento do quadro funcional, membros e familiares e a sociedade sobre cooperação, princípios cooperativistas, bem como a melhoria da qualidade de vida. Estudos com ênfase em iniciativas voltadas para inovações em produtos e processos e adoção de tecnologias em ambientes cooperativos. Temáticas voltadas à sustentabilidade nas perspectivas social, econômica e ambiental nas cooperativas em diferentes ramos de atividade. Os trabalhos podem trazer propostas metodológicas, ensaios teóricos, estudos empíricos que possam despertar interesse para pesquisadores da temática.
Gestão e Governança
Na seção de Gestão e Governança da RGC serão recepcionados estudos que discutem os modelos, estruturas e inovações de gestão e governança nas organizações. O propósito é promover a sistematização e o diálogo interdisciplinar sobre essas temáticas, com discussões relacionadas a: inovação nestes processos; profissionalização da gestão; separação entre propriedade e controle; processo sucessório; mecanismos de decisão; participação, relacionamento e fidelização dos cooperados; Organização do Quadro Social (OQS) e suas interfaces com os processos de gestão e governança. Papel, composição e funcionamento dos conselhos e outras estruturas de poder; transparência, integridade e compliance; práticas e mensuração de ESG (environmental, social and governance); impacto das estruturas de Governança e Gestão sobre o desenvolvimento das comunidades da área de atuação da cooperativa; processos de intercooperação e novos arranjos organizacionais entre cooperativas; assim como mecanismos de avaliação e métricas de desempenho socioeconômico das cooperativas.
Identidade e Cenário Jurídico
Abordagem dos Princípios e Valores do Cooperativismo reconhecidos pela Aliança Cooperativa Internacional e sua atualidade, notadamente relacionados aos instrumentos de governança digital relacionados à adesão voluntária e livre e ao controle democrático pelos associados; aos instrumentos de capitalização de Cooperativas que observem a participação econômica dos sócios; bem como a relação da Identidade Cooperativa e a sustentabilidade do modelo societário.
Abordagem do Direito Cooperativo Internacional e a relação com os institutos jurídicos pátrios. Estudos que apresentem discussões inovadoras sobre Direito Cooperativo e demais ramos da ciência jurídica relacionados ao Cooperativismo, com foco nas especificidades do modelo. Abordagem dos desafios contemporâneos do Direito Cooperativo relacionados a aspectos jurídicos da Governança em Sociedades Cooperativas, bem como seus aspectos societários, tributários e trabalhistas. Estudos que abordem a relação entre Sociedades Cooperativas e o ecossistema de inovação, considerando-se sua relação com Startups, Aceleradoras, Incubadoras, Investidores e Reguladores.
Produção técnica de Cooperativismo
A presente seção recebe trabalhos que fomentem as discussões e pretendem servir de instrumentos de difusão sobre as ações e aplicações teórico praticas nas sociedades Cooperativas. O objetivo é discutir sobre as iniciativas, desenvolvimento e impactos de procedimentos implementados pelas cooperativas, em todos os ramos. Esses “cases”, em forma de relatos técnicos, pretende-se, que auxiliem na divulgação destas ações que podem estar contribuindo significativamente para o avanço das organizações ao mesmo tempo que sirvam de orientação ou inspiração para outras, no sentido de criar, inovar ou incentivar cooperativas a determinadas ações que se mostraram bem sucedidas nas implementações já realizadas. Temos a pretensão de receber trabalhos de variadas temáticas, desde que tragam, no seu escopo, o propósito de apresentar situações e oportunidades positivas que possam ser seguidas por outras Cooperativas. Dessa forma pretendemos ampliar o espaço de difusão, trocas, reflexões, questionamentos e debates sobre cases em Cooperativas.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).