Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.-
The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise it should be justified in "Comments to the editor".
-
The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format.
- URLs for references were provided when needed.
- The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors on the About Journal page.
-
In case of submission to a peer-reviewed section (eg articles), the instructions available in Ensuring blind peer review were followed.
- It is obligatory that all the information in the manuscript is included in the template (standardized document).
Economia, Finanças e Contabilidade
O objetivo dessa seção é publicar artigos científicos com arcabouço teórico consistente e/ou abordagem empírica inovadora que contribuam para o melhor entendimento e aprofundem o conhecimento sobre impacto econômico das cooperativas no bem estar social dos sócios e demais stakeholders, as suas estratégias de financiamento, em particular aquelas direcionadas aos cooperados, e outros que têm suporte nas informações contábeis dessas organizações. São estimulados, por exemplo, trabalhos que trazem novas formas de mensuração de impacto, estratégicas financeiras e gerenciamento de resultados nessas organização, cuja metodologia seja consistente e suporte os achados do trabalho.
Economia Social e Solidária
O objetivo da seção é publicar artigos científicos, teóricos e empíricos, que contribuam para o aprimoramento do conhecimento sobre outras formas de organização socioeconômica, distintas do sistema de mercado capitalista, predominante na sociedade atual.
A seção se dedica a descrever e apresentar as experiências de organização socioeconômica, alternativas às atuais advindas da Economia Social e Solidária.
O tema central da seção é o formado por organizações, empresas e entidades público e privadas orientadas para o interesse geral ou social, mais especificamente a economia social e solidária - integradas principalmente por cooperativas nas suas diferentes famílias, sociedades de trabalho, sociedades mútuas, empresas sociais, fundações e associações -, e a economia pública, priorizando para esta última as políticas socias e trabalhistas, a coesão social, o desenvolvimento territorial, a transição ecológica e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Educação, Inovação e Sustentabilidade
Esta seção recebe trabalhos teórico-empíricos desenvolvidos nos diferentes ramos do cooperativismo, com temáticas direcionadas a educação e treinamento do quadro funcional, membros e familiares e a sociedade sobre cooperação, princípios cooperativistas, bem como a melhoria da qualidade de vida. Estudos com ênfase em iniciativas voltadas para inovações em produtos e processos e adoção de tecnologias em ambientes cooperativos. Temáticas voltadas à sustentabilidade nas perspectivas social, econômica e ambiental nas cooperativas em diferentes ramos de atividade. Os trabalhos podem trazer propostas metodológicas, ensaios teóricos, estudos empíricos que possam despertar interesse para pesquisadores da temática.
Gestão e Governança
Na seção de Gestão e Governança da RGC serão recepcionados estudos que discutem os modelos, estruturas e inovações de gestão e governança nas organizações. O propósito é promover a sistematização e o diálogo interdisciplinar sobre essas temáticas, com discussões relacionadas a: inovação nestes processos; profissionalização da gestão; separação entre propriedade e controle; processo sucessório; mecanismos de decisão; participação, relacionamento e fidelização dos cooperados; Organização do Quadro Social (OQS) e suas interfaces com os processos de gestão e governança. Papel, composição e funcionamento dos conselhos e outras estruturas de poder; transparência, integridade e compliance; práticas e mensuração de ESG (environmental, social and governance); impacto das estruturas de Governança e Gestão sobre o desenvolvimento das comunidades da área de atuação da cooperativa; processos de intercooperação e novos arranjos organizacionais entre cooperativas; assim como mecanismos de avaliação e métricas de desempenho socioeconômico das cooperativas.
Identidade e Cenário Jurídico
Abordagem dos Princípios e Valores do Cooperativismo reconhecidos pela Aliança Cooperativa Internacional e sua atualidade, notadamente relacionados aos instrumentos de governança digital relacionados à adesão voluntária e livre e ao controle democrático pelos associados; aos instrumentos de capitalização de Cooperativas que observem a participação econômica dos sócios; bem como a relação da Identidade Cooperativa e a sustentabilidade do modelo societário.
Abordagem do Direito Cooperativo Internacional e a relação com os institutos jurídicos pátrios. Estudos que apresentem discussões inovadoras sobre Direito Cooperativo e demais ramos da ciência jurídica relacionados ao Cooperativismo, com foco nas especificidades do modelo. Abordagem dos desafios contemporâneos do Direito Cooperativo relacionados a aspectos jurídicos da Governança em Sociedades Cooperativas, bem como seus aspectos societários, tributários e trabalhistas. Estudos que abordem a relação entre Sociedades Cooperativas e o ecossistema de inovação, considerando-se sua relação com Startups, Aceleradoras, Incubadoras, Investidores e Reguladores.
Produção técnica de Cooperativismo
A presente seção recebe trabalhos que fomentem as discussões e pretendem servir de instrumentos de difusão sobre as ações e aplicações teórico praticas nas sociedades Cooperativas. O objetivo é discutir sobre as iniciativas, desenvolvimento e impactos de procedimentos implementados pelas cooperativas, em todos os ramos. Esses “cases”, em forma de relatos técnicos, pretende-se, que auxiliem na divulgação destas ações que podem estar contribuindo significativamente para o avanço das organizações ao mesmo tempo que sirvam de orientação ou inspiração para outras, no sentido de criar, inovar ou incentivar cooperativas a determinadas ações que se mostraram bem sucedidas nas implementações já realizadas. Temos a pretensão de receber trabalhos de variadas temáticas, desde que tragam, no seu escopo, o propósito de apresentar situações e oportunidades positivas que possam ser seguidas por outras Cooperativas. Dessa forma pretendemos ampliar o espaço de difusão, trocas, reflexões, questionamentos e debates sobre cases em Cooperativas.
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of published work (See The Effect of Free Access).