INVESTIGAÇÃO CRIMINAL 4.0: ENTRE SOLUÇÕES E PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369455252

Palavras-chave:

câmeras, inteligência artificial, novas tecnologias, revolução 4.0

Resumo

A investigação criminal tradicional, pouco permeada pela tecnologia, está em crise por diversos fatores, desde a baixa densidade constitucional dos meios até a inviabilidade da execução analógica de algumas tarefas. Daí é que a introdução das novas tecnologias pode solucionar parcialmente alguns problemas da investigação tradicional, mas faz aparecer outras questões. O objetivo geral neste artigo é compreender algumas soluções tecnológicas, bem como alguns dos respectivos problemas. O problema de pesquisa é: quais principais soluções tecnológicas foram introduzidas na investigação criminal e que novos problemas decorrem dessa transformação? O método de abordagem, tanto na fase de pesquisa, quanto na fase de redação do artigo, é o indutivo, partindo-se da análise das especificidades do tema para inferir uma formulação geral acerca do tema. O método de procedimento é o monográfico. A técnica de pesquisa é a bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Morais da Rosa, Universidade do Vale do Itajaí e Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Direito (UFPR), Mestre em Direito (UFSC). Professor Associado de Processo Penal da UFSC. Professor do Programa de Graduação, Mestrado e Doutorado da UNIVALI. Juiz de Direito do TJSC. Pesquisa Novas Tecnologias, Big Data, Jurimetria, Decisão, Automação e Inteligência Artificial aplicadas ao Direito Judiciário, com perspectiva transdisciplinar. Coordena o Grupo de Pesquisa: SpinLawLab (CNPq UNIVALI).

Luiz Eduardo Cani, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013), especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2015), pós-graduando em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (2019) e doutorando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Professor e Advogado. E-mail: luiz@cani.adv.br.

Downloads

Publicado

24-08-2021

Como Citar

Rosa, A. M. da, & Cani, L. E. (2021). INVESTIGAÇÃO CRIMINAL 4.0: ENTRE SOLUÇÕES E PROBLEMAS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 16(1). https://doi.org/10.5902/1981369455252

Edição

Seção

Artigos científicos