A BIOSSEGURANÇA NO USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NA PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, SC

Tanny Oliveira Lima Bohner, Luiz Ernani Bonesso de Araujo, Toshio Nishijima

Resumo


Agrotóxico é o termo empregado para definir determinados produtos químicos com grau de toxidade variável, destinados aos processos de produção agropecuária. O uso indiscriminado destes produtos pode acarretar riscos potenciais não só ao solo como em toda a cadeia alimentar e, sobretudo, na saúde pública. Neste sentido, o manuseio inadequado de agrotóxicos é um dos principais causadores de problemas de saúde no campo. Os agricultores que pulverizam os agrotóxicos nas lavouras se expõem a produtos de elevada toxidade. A partir do reconhecimento dos efeitos negativos de uma potencial contaminação por agrotóxicos à saúde da população local, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos agricultores em relação à biossegurança no uso de defensivos agrícolas no município de Chapecó, SC Assim, foram aplicados questionários aos agricultores da região, abordando o nível de conhecimento e o grau de compreensão a respeito de práticas de biossegurança na manipulação de agrotóxicos. A partir dos resultados obtidos, foram elaboradas propostas de educação ambiental para instruir e alertar os usuários de agrotóxicos sobre os riscos de toxidez e informar a respeito da utilização correta dos defensivos agrícolas, segundo as normas de biossegurança.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198136948395

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2013 Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

REVISTA ELETRÔNICA DO CURSO DE DIREITO DA UFSM - Qualis A1

RECDUFSM  /  ISSN 1981-3694   /  Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/19813694  http://periodicos.ufsm.br/revistadireito

Revista Qualis A1 área de Direito /  Classificações de Periódicos Quadriênio 2013-2016 (CAPES)