Cartografia dos Cortejos: caminhadas, crianças e cidade pelo olhar de educadoras das infâncias

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734884118

Palavras-chave:

Mediação Cultural, Caminhadas-cortejo, infâncias, Arte, Educação

Resumo

Considerando as práticas de caminhadas-cortejos como possibilitadoras de experiências estéticas, performáticas, educativas, coletivas mediadas pela escola, entre as crianças e a cidade e que transbordam para além de seus muros, este artigo focaliza como as professoras reelaboraram seus olhares sobre a cidade e a cultura. Seguindo a pista da entrevista cartográfica apontadas por Tedesco et al. (2016) foram abordados dois planos: 1. a experiência de vida ou vivida e 2. a experiência pré-reflexiva ou ontológica como indissociáveis. Das cartografias realizadas durante as entrevistas com três professoras depreendemos as suas concepções a respeito dos cortejos, a relação com a comunidade, com as linguagens e o lúdico. No processo da investigação constatamos que os cortejos são definidos nas narrativas das educadoras como uma prática caminhante pela cidade e de mediação cultural entre a escola, a experiência lúdica e a corporalidade da criança na cidade. Como práticas artísticas e culturais, abre um caminho plausível que muito podem contar sobre a cidade gerando afetividade, pertencimento, celebração, encontro; acabam por se constituírem como modos de provocar uma experiência estética desenvolvendo assim o olhar, a atenção e a sensibilidade das crianças, da comunidade e de toda a escola.

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Biografia do Autor

Dilma Angela da Silva, Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.Possui graduação em Geografia e Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG.   Coordenadora Pedagógica aposentada da rede municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas Infâncias, Artes e Formação de Professores tendo como foco a articulação do Projeto Político Pedagógico no coletivo da escola em diálogo com o Território. Atualmente integra do Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas, vinculado à Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM sob liderança de MirianCeleste Ferreira Dias Martins.

Mirian Celeste Ferreira Dias Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de Artes/UNESP. Conselheira da América Latina da INSEA - International Society of Education through Art (2017-2022). Atuou também na Faculdade Santa Marcelina e no Espaço Pedagógico e em programas educativos na Mostra do Redescobrimento, 25a. Bienal de São Paulo e 4a. Bienal do Mercosul, entre outras. Foi presidente da Associação de arte-educadores do Estado de São Paulo (1985-1989), secretária da FAEB - Federação de arte-educadores do Brasil, atuou na ANPAP - Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas. Dentre suas publicações destaca-se a co-autoria de "Teoria e Prática do Ensino de Arte" (FTD, 2010) que faz parte do PNBE-Professor do Ministério da Educação. Co-autora de "Por trás da cena", projeto aprovado e financiado pelo Petrobrás Cultural (2010), "Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos" (Terracota, 2018), além de artigos e capítulos em livros. Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade Santa Marcelina (1970), mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/ USP (1992) e doutorado em Educação pela USP(1999). Atua no ensino de arte, arte, mediação cultural, educação, formação de educadores e metodologias artísticas de pesquisa. 

 

 

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Silva, D. A. da, & Martins, M. C. F. D. (2023). Cartografia dos Cortejos: caminhadas, crianças e cidade pelo olhar de educadoras das infâncias. Revista Digital Do LAV, 16(1), e9/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734884118

Edição

Seção

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano

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