Mostras escolares: geometria em obras arquitetônicas e artefatos de design.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734842634Palavras-chave:
extensão universitária, matemática, geometria, arquitetura, designResumo
Este artigo apresenta e descreve algumas das atividades que foram realizadas em um projeto de extensão universitária desenvolvido na cidade de Blumenau/SC, no ano de 2019. O projeto foi aplicado em quatro escolas estaduais com alunos do Ensino Fundamental e Médio. A temática do projeto envolve a abordagem da geometria em obras arquitetônicas e artefatos de design apresentados por meio de painéis expostos nas escolas e de jogos interativos, situação em que foi possível reconhecer as formas geométricas estudadas nas aulas de matemática, tais quais: prismas, cubos, cilindros entre outros. Por meio das mostras, também foi possível observar obras arquitetônicas contemporâneas assim como objetos icônicos do design que despertaram nos alunos conexões entre as formas e a linha do tempo do desenvolvimento destas produções.Downloads
Referências
ÁLVARO-TORDESILLAS, Antonio, et al. Gamification experience in the subject of descriptive geometry for architecture. Educación XX1, 2020, 23.1.
BAIER, Tânia. O nexo geometria fractal - produção da ciência contemporânea tomado como núcleo do currículo de matemática do ensino básico. Rio Claro: UNESP, 2005, 147 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.
BAIER, Tânia. Construindo pontes entre universidade e escola pública com arquitetura fractal. Universidade Federal de Ouro Preto. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação Matemática. Anais ... Ouro Preto, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. 3. ed. Brasília, 2001. v. 3. 142 p.
CARBON, Claus-Christian. Psychology of Design. Design Science, 2019, 5.
DUTRA, Jorge Luiz Prudencio. Educação geométrica e arte visual de Leonardo da Vinci: uma experiência pela a análise geometria do quadro da Mona Lisa. Anais do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho Cultura e Interatividade, 2019, 1.13.
FAINGUELERNT, E. K. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
GOULART, Jany Santos Souza; FARIAS, Luiz Marcio Santos. Representando, manipulando e explorando conceitos geométricos: experiência com um projeto de extensão. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática-2013. 2013.
INCIKABI, Lutfi; KEPCEOGLU, Ibrahim; PEKTAS, Murat. Gamification of Middle School Mathematics and Science: Game-Playing for Learning. In: Handbook of Research on Integrating Computer Science and Computational Thinking in K-12 Education. IGI Global, 2020. p. 301-316.
KALEFF, Ana Maria; SÁ, Luciana Almeida; DE TOLEDO, Maria Inês Martins. Criando, Vendo e Entendendo Sólidos de Revolução. Revista Boletim Gepem, Rio de Janeiro–RJ, 2008.
KUZNIAK, Alain; RAUSCHER, Jean-Claude. How do teachers’ approaches to geometric work relate to geometry students’ learning difficulties?. Educational studies in Mathematics, 2011, 77.1: 129-147.
LUPTON, Ellen; MILLER, J. Abbott (Ed.). O ABC da Bauhaus: a Bauhaus ea teoria do design. Editorial Gustavo Gili, SL, 2019.
MANDELBROT, Benoit. The Fractal Geometry of Nature. New York: W. H. Freeman and Company, 1977.
MOMA. Marianne Brandt. Museum of Modern Art, Nova York, 2019. Disponível em < https://www.moma.org/artists/741?locale=pt >. Acesso em: 20 set. 2019.
PINTO, Fidelina Maria Candido et al. APLICAÇÃO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA. Anais do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica-SEPIT, v. 2, n. 1, 2019.