Experimentação em Design e Arte: Van Gogh, ponte entre a teoria da cor e a escala de ampliação.

Autores

  • Marko Alexandre Lisboa dos Santos FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Alexia Luanda Teske da Cruz FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Bruna Inez Perini FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734823918

Palavras-chave:

Design, Pós-impressionismo, Teoria da cor, Escala

Resumo

Este artigo relata a experiência de um trabalho coletivo realizado pelos alunos da primeira fase de um curso de Design. Por meio deste estudo objetivou-se a compreensão da importância da arte moderna no contexto do pós-impressionismo, além de conceitos acerca da Teoria da Cor e da Escala de Ampliação de Formas como contribuições para uma formação em Design mais significativa pelos acadêmicos do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marko Alexandre Lisboa dos Santos, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Departamento de Engenharia de Produção e Design

Curso de Design

Alexia Luanda Teske da Cruz, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduanda do curso de Design - FURB

Bruna Inez Perini, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduanda do curso de Design - FURB

Referências

ALBERS, Josef. A interação da cor; tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão de tradução Fernando Santos; São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe; São Paulo: Editora Senac São Paulo,2006.

BASTO, Artur Miguel Gama Lima de Sousa. Os desafios da representação gráfica: aspetos teóricos e práticos. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Visuais, Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Braga, 2013. Disponível em: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13749. Acesso em: 22 ago. 2016.

CARRANZA, Edite G. R. CARRANZA, Ricardo. Escalas de representação em arquitetura. 3 ed. São Paulo: G&C Arquitetônica, 2013.

COELHO, Marcelo Amaral. REPRODUÇÕES EM MADONNARO: PROPONDO UMA ESTRADA PEDAGÓGICA DE MÃO DUPLA ENTRE O MUSEU E A ESCOLA. Revista Educação, Arte e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 1, p.6-25, abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/issue/current/showToc. Acesso em: 22 abril 2016.

FELL, Derek. As mulheres de Van Gogh: seus amores e sua loucura; Derek Fell; tradução Antonio de Padua Danesi. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.

HAGIO, Camila Polido Bais. A questão da escala em obras de arte, arquitetura e design. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2014.

ITTEN, Johannes. The art of color: the subjective experience and objective rationale of color, Trad. Ernst van Haagen, New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1973.

PEDROSA, Israel. O Universo da Cor. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2004.

VAN GOGH MUSEUM ENTERPRISES B.V (Holanda) (Comp.). Vincent van Gogh. Amsterdã: [s.n], 2011.

ROSSI, Maria Helena Wagner. A estética no ensino das artes visuais. Educação e realidade, v.30,49 - 69 jul. /Dez 2005.

SANTOS, Dalila Cruz; RABELO, Renata Cristina; SYLLA, Aliete Maria Gianelli. A releitura do artista Pablo Picasso aplicada com os alunos do ensino fundamental, 1 ciclo. ColloquiumHumanarum, vol.9, n. Especial, jul–dez, 2012.

SCHULTZ, Valdemar. Leituras e Releituras em Aulas de Artes Visuais Práticas Escolares e Processos de Criação. In: "Subjetividades, utopias e fabulações" Anais do 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Santos, M. A. L. dos, Cruz, A. L. T. da, & Perini, B. I. (2017). Experimentação em Design e Arte: Van Gogh, ponte entre a teoria da cor e a escala de ampliação. Revista Digital Do LAV, 10(1), 031–053. https://doi.org/10.5902/1983734823918

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)