O Ateliê de Design: em busca de uma abordagem interdisciplinar significativa.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866220

Palavras-chave:

Design, Método de ensino, Interdisciplinaridade, Metodologia em design, Ateliê

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência que tem como objetivo demonstrar e refletir acerca da prática didático-pedagógica de projetos de Design abordados no contexto curricular de um curso de graduação em Design. O estudo observa, compara e avalia qualitativamente os resultados de trabalhos dos estudantes dentro da organização interdisciplinar do Ateliê. Focalizamos o primeiro semestre do curso de Design da FURB, notadamente com projetos experimentais desenvolvidos na disciplina Ateliê de Design I. Dessa maneira, buscamos trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos, fomentar a criatividade, o protagonismo e a postura cooperativa entre os estudantes. O método utilizado na pesquisa se apoia em pesquisa bibliográfica, exame de documentos, registros de aulas, observação e registro de projetos. Os achados da pesquisa são analisados com base em teorias do Design, resultando na discussão acerca dos aspectos significativos desta proposta para o curso de Design da FURB e demais cursos que dela tomem conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marko Alexandre Lisboa dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Designer pela FAAC/UNESP, Mestre e Doutor em Design pelo Programa de Pós Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP/Bauru (Universidade Estadual Paulista). Atua nas áreas de Design Gráfico, Design de Produto e Design de Moda. É docente da FURB - Universidade Regional de Blumenau e no UNISENAI - Centro Universitário Senai Blumenau. Tem experiência em disciplinas que envolvem desenvolvimento de projeto, representação gráfica, ilustração, produção gráfica, plástica, meios de expressão, desenho de moda e linguagens digitais. Na pesquisa, estuda assuntos que envolvem as correlações do design com as artes, a representação gráfica e o desenvolvimento de projetos. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa "D:LEP - Design: Linguagem, Expressão e Projeto", pesquisador do "GPAEE - Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação" e do "GPIS - Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade", ambos da FURB.

Tales Dutra Coirolo, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Design de Produto pela ULBRA Universidade Luterana do Brasil (1998). Especialização em Gestão Estratégica de Marketing pelo ICPG, Instituto Catarinense de pós-graduação (2004). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela FURB, Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Tem experiência na área de Design de produto e Moda. Atuando com projeto de produto, pesquisa de mercado, representação gráfica bi e tridimensional manual e digital, lecionando disciplinas correlatas nas seguintes instituições: FURB, Fundação Universidade Regional de Blumenau, UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí.

Renato Valderramas, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Design pelo PPG Design - UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração (Bauru - SP) e Bacharel em Desenho Industrial - habilitação em Programação Visual - UNESP. É Professor do curso de Design da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência em Design e Comunicação, com ênfase em Design gráfico, editorial e digital. É parecerista do Colóquio de moda, organizado pela ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda).

Valéria Ilsa Rosa, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Projeto de Artefatos pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora universitária do curso de Design de Produto da FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau). É mestra em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Bacharela em Design de Produto (2012) e licenciada em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Tecnologia Assistiva, Modelagem 3D, Simulação Virtual, Design automotivo.

Referências

ALMEIDA, Délcio Julião Emar de; ALMEIDA, Rangel Benedito Sales de. Projeto exposições itinerantes: a interdisciplinaridade e a inovação no ensino de design. Anais do 12º P&D 2016 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, 2016. p. 2212-2223.

ALONSO,Garcia; LUISA, María. Desenvolvimento curricular, profissional e organizacional: uma perspectiva integradora da mudança. Revista Território Educativo, n. 7, p. 33-42, mai. 2000.

ÁLVARES, Maria, Regina, Correia, Dias; GONTIJO, Leila, Amaral. A interdisciplinaridade no Ensino do Design. Revista Design em Foco. Salvador: EDUNEB, v. III, n. 2, p. 29-66, jul-dez 2006.

BARROS, Lilian R. M. A Cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2009. 336p.

DENIS, Rafael C. Uma introdução à história do design. Editora Blucher, 2008. 276p.

DIAS, Maria Regina Álvares Correia. O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design. 2004, 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2004.

FONTOURA, Antonio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética, v. 2, n. 2, p. 86-95, dez. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1-23, ago. 2011.

GITAHY, Celso. O que é graffiti. Brasiliense, 2017. 66p.

LEBORG,Christian. Gramática visual. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. 96p.

RODRIGUES, António Jacinto. A Bauhaus e o Ensino Artístico. Lisboa: Editora Presença, 1989. 229p.

VIDIGAL, Emerson José. Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná. 2010, 350 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-12 — Atualizado em 2022-09-06

Versões

Como Citar

Santos, M. A. L. dos, Coirolo, T. D., Valderramas, R., & Rosa, V. I. (2022). O Ateliê de Design: em busca de uma abordagem interdisciplinar significativa. Revista Digital Do LAV, 15, e10/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1983734866220 (Original work published 12º de julho de 2022)