O Ateliê de Design: em busca de uma abordagem interdisciplinar significativa.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866220

Keywords:

Design, Método de ensino, Interdisciplinaridade, Metodologia em design, Ateliê

Abstract

This article presents an experience report which objective was to demonstrate and to think concerning the didatic and pedagogic pratic of Design projects adressed in a curricular context of a Design undergraduate program. The study observes, compares and evaluates qualitatively the results of student's projects within the Atelier's interdisciplinar organization. We have focused the FURB Design's course first semester, notably with experimental projects developed in the discipline called Ateliê de Design I. By that way, we look foward to working with the interdisciplinarity between the subjects, encourage creativity, leadership and cooperative posture between the students. The methodology used in this research leans on bibliography search, documents examination, classroom record, project observation and record. This research's foundings are to be analyzed built in Design theories, resulting in the discussion regarding this proposal's significative aspects to FURB Design undergraduate program as for other programs that become aware of it.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marko Alexandre Lisboa dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Designer pela FAAC/UNESP, Mestre e Doutor em Design pelo Programa de Pós Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP/Bauru (Universidade Estadual Paulista). Atua nas áreas de Design Gráfico, Design de Produto e Design de Moda. É docente da FURB - Universidade Regional de Blumenau e no UNISENAI - Centro Universitário Senai Blumenau. Tem experiência em disciplinas que envolvem desenvolvimento de projeto, representação gráfica, ilustração, produção gráfica, plástica, meios de expressão, desenho de moda e linguagens digitais. Na pesquisa, estuda assuntos que envolvem as correlações do design com as artes, a representação gráfica e o desenvolvimento de projetos. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa "D:LEP - Design: Linguagem, Expressão e Projeto", pesquisador do "GPAEE - Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação" e do "GPIS - Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade", ambos da FURB.

Tales Dutra Coirolo, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Design de Produto pela ULBRA Universidade Luterana do Brasil (1998). Especialização em Gestão Estratégica de Marketing pelo ICPG, Instituto Catarinense de pós-graduação (2004). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela FURB, Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Tem experiência na área de Design de produto e Moda. Atuando com projeto de produto, pesquisa de mercado, representação gráfica bi e tridimensional manual e digital, lecionando disciplinas correlatas nas seguintes instituições: FURB, Fundação Universidade Regional de Blumenau, UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí.

Renato Valderramas, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Design pelo PPG Design - UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração (Bauru - SP) e Bacharel em Desenho Industrial - habilitação em Programação Visual - UNESP. É Professor do curso de Design da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência em Design e Comunicação, com ênfase em Design gráfico, editorial e digital. É parecerista do Colóquio de moda, organizado pela ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda).

Valéria Ilsa Rosa, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Projeto de Artefatos pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora universitária do curso de Design de Produto da FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau). É mestra em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Bacharela em Design de Produto (2012) e licenciada em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Tecnologia Assistiva, Modelagem 3D, Simulação Virtual, Design automotivo.

References

ALMEIDA, Délcio Julião Emar de; ALMEIDA, Rangel Benedito Sales de. Projeto exposições itinerantes: a interdisciplinaridade e a inovação no ensino de design. Anais do 12º P&D 2016 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, 2016. p. 2212-2223.

ALONSO,Garcia; LUISA, María. Desenvolvimento curricular, profissional e organizacional: uma perspectiva integradora da mudança. Revista Território Educativo, n. 7, p. 33-42, mai. 2000.

ÁLVARES, Maria, Regina, Correia, Dias; GONTIJO, Leila, Amaral. A interdisciplinaridade no Ensino do Design. Revista Design em Foco. Salvador: EDUNEB, v. III, n. 2, p. 29-66, jul-dez 2006.

BARROS, Lilian R. M. A Cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2009. 336p.

DENIS, Rafael C. Uma introdução à história do design. Editora Blucher, 2008. 276p.

DIAS, Maria Regina Álvares Correia. O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design. 2004, 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2004.

FONTOURA, Antonio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética, v. 2, n. 2, p. 86-95, dez. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 1-23, ago. 2011.

GITAHY, Celso. O que é graffiti. Brasiliense, 2017. 66p.

LEBORG,Christian. Gramática visual. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. 96p.

RODRIGUES, António Jacinto. A Bauhaus e o Ensino Artístico. Lisboa: Editora Presença, 1989. 229p.

VIDIGAL, Emerson José. Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná. 2010, 350 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

Published

2022-07-12 — Updated on 2022-09-06

Versions

How to Cite

Santos, M. A. L. dos, Coirolo, T. D., Valderramas, R., & Rosa, V. I. (2022). O Ateliê de Design: em busca de uma abordagem interdisciplinar significativa. Revista Digital Do LAV, 15, e10/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1983734866220 (Original work published July 12, 2022)