Pesquisa em Música: Reflexões sobre memórias musicais e dimensões da “experiência de si”
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734821738Palavras-chave:
Formação de professores, Narrativas de si, Memórias musicaisResumo
Neste artigo é descrita uma pesquisa realizada em uma Disciplina Complementar de Graduação de um curso de Licenciatura em Música do Sul do Brasil. Na proposta metodológica dessa disciplina são problematizadas narrativas orais e escritas sobre memórias musicais dos licenciandos. A análise é feita a partir dos escritos no trabalho final da disciplina que são analisados como “narrativas de si” a partir das dimensões da “experiência de si” trazidas por Larrosa (1994). Acredita-se que as reflexões sobre esta pesquisa e as consequentes problematizações sobre a metodologia de ensino desse tipo e disciplina possam contribuir para os debates sobre ensino de pesquisa na área de Educação Musical, bem como para a contribuição das artes para a área de Educação.
Downloads
Referências
CONNELLY, M. F.; CLANDININ, J. D.; HE, M. F. Teachers' personal practical knowledge on the professional knowledge landscape. Teaching and Teacher Education, v. 13, n. 7, p. 665-674, 1997.
GOMES, C. H. S. Aprendizagem e formação musical em família: possibilidades metodológicas da História Oral. In: XVII ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Unesp, 2008. CD. ROOM.
GAULKE, T. G. Aprendizagem da docência de música: um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica. 2013. 153 f. Dissertação – Curso Mestrado em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
GREEN, L. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. Revista da ABEM. Porto Alegre, v. 4, p. 25-35, set. 1997.
JOSSO, M. C. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. 340p.
LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: Estudos Focaultianos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.
OLIVEIRA, V. F.; OLIVEIRA, V. F.; FABRÍCIO, L. E. O. O oral e a fotografia na pesquisa qualitativa. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). A Aventura (Auto)Biográfica: Teoria e Empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
PEDRINI, J. R. Sobre Aprendizagem Musical: um estudo de narrativas de crianças. 2013. 132f. Dissertação – Curso de Mestrado em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
RAPÔSO, M. M. Professores de música em escolas particulares em Santa Maria – RS: um estudo a partir de diários de aulas. 2014. 95f. Dissertação – Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
SANTIAGO, D. Educação musical infantil e neurociência. Educação musical infantil. Salvador: PPGMUS UFBA, p. 38-48, 2011.
SOUZA, J. Cotidiano, sociologia e educação musical: experiências no Ensino Superior de Musica. In: LOURO, A. L.; SOUZA, J. (Org.). Educação musical, cotidiano e ensino superior. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013, v. 1, p. 11-29.
SOUZA, Z. A.; BELLOCHIO, C. R.. Flauta doce e ensino? Isso não é dissociado do resto da minha vida. In: LOURO, A. L.; TEIXEIRA, Z. L. O.; RAPÔSO, M. M. (Org.). Aulas de músicas: narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2014, p. 159-168.
STAUFFER, S. L.; BARRETT, M. S. Narrative Inquiry in Music Education: Toward Resonant Work. In: BARRETT, M.S.; STAUFFER, S. L. Narrative Inquiry in Music Education: Troubling Certainty. New York: Springer, 2009, p. 19-29.
TORRES, M. C. A. R. Músicas do cotidiano e memórias musicais: narrativas de si de professoras do ensino fundamental. In: SOUZA, J. (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008, p. 237-258.
WELCH, G.. Early childhood musical development. In: BRESLER, L.; THOMPSON, C. M. (Ed.) The arts in children’s lives: Context, Culture and Curriculum. Dordrecht: Kluwer, 2002, p. 113-128.