Ensino da Arte e do Design no Brasil: unidos antes do Modernismo

Autores

  • Ana Mae Barbosa Universidade de Anhembi Morumbi, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819869

Palavras-chave:

Ensino do Desenho, Walter Smith, Rui Barbosa

Resumo

Este texto procura demonstrar o divórcio que se estabeleceu entre o Ensino da Arte praticado na Academia Imperial de Belas Artes, depois da Republica nomeada Escola Nacional de Belas Artes e o Ensino do Desenho proposto pelos liberais para a escola primária e secundaria publicas. Enquanto as escolas particulares para meninos e meninas ricas se mantiveram atadas a copias de paisagens europeias e retratos, na escola pública se praticava a Educação para iniciação ao Design, baseada em Walter Smith através dos projetos de Rui (Ruy) Barbosa. A preocupação política do ensino do desenho para preparar para o trabalho foi a partir do primeiro surto industrial no Brasil uma constante até o modernismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mae Barbosa, Universidade de Anhembi Morumbi, São Paulo

Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi

Referências

BARBOSA, Rui, Reforma do ensino secundário e superior. Obras completas (1ª Ed. 1882). Rio de Janeiro, Ministério de Educação e Saúde, v.9, t2., 1941.

BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário. Obras completas (1ª Ed. 1883). Rio de Janeiro, Ministério de Educação e Saúde, v.10, t4, 1947.

BORGES, Abilio Cesar Pereira. Geometria popular. 41ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1959.

POMPÉIA, Raul. O Ateneu. São Paulo: Melhoramentos, s.d., p. 135-38.

SMITH, Walter. Art, education: scholastic and industrial. Boston: Osgood & Co., 1872.

SMITH, Walter. Teachers’s manual of freehand drawing. (1ª Ed. 1873). Boston: Prang, 1874.

Downloads

Publicado

2015-08-30

Como Citar

Barbosa, A. M. (2015). Ensino da Arte e do Design no Brasil: unidos antes do Modernismo. Revista Digital Do LAV, 143–159. https://doi.org/10.5902/1983734819869

Edição

Seção

Dossiê: Repensar os Fundamentos da Educação das Artes na Contemporaneidade