Kitchen Litho: experimentação e desdobramentos da prática litográfica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734891759Parole chiave:
Arte contemporânea, Artes gráficas, Gravura não-tóxica, Kitchen litho, LitografiaAbstract
A litografia, embora reconhecida por sua expressividade gráfica e relevância histórica na gravura, apresenta-se como uma prática de difícil acesso devido à sua complexidade técnica, ao uso de materiais específicos e, principalmente, à presença de substâncias químicas potencialmente danosas à saúde e ao meio ambiente. Diante dessas limitações, este artigo propõe uma investigação sobre a chamada litografia de cozinha (kitchen litho), técnica que busca expandir a possibilidade de execução da litografia de maneira mais acessível, utilizando materiais menos tóxicos e encontrados facilmente no cenário doméstico, como forma de tornar possível a prática investigativa tanto para artistas, quanto pesquisadores ou curiosos. A partir da experimentação prática, o texto relata os processos experienciados durante a pesquisa, refletindo sobre desafios e apontamentos relacionados à adaptação dessa técnica no contexto de ateliês com recursos reduzidos. O objetivo central é testar e aprimorar o uso da litografia de cozinha, avaliando a qualidade e viabilidade dos resultados obtidos frente à variabilidade material e expressiva oferecida pela prática. Assim, este estudo contribui para o desenvolvimento de métodos de impressão mais sustentáveis e democráticos, sem abrir mão da visualidade expressiva do fazer artístico, incentivando a experimentação gráfica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AIZIER-BROUARD, Émilie. KITCHEN LITHO, Nouvelles de l’estampe. França, 240, p. 52-59, 2012. Disponível em: http://journals.openedition.org/estampe/978 . Acesso em 24/04/2025.
CHAROS ABDUKHALIKOVNA.; Ummatova. Lithography, American Journal of Social Sciences and Humanity Research. Manhattan – EUA, v. 5, n. 1, p. 20-21, jan. 2025. Disponível em View of Lithography . Acesso em 24/04/2025.
PEDROZA, Patrícia; IHA; Kazuo. Oficina de litografia. 1. Ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2020.

