Os estereótipos e o ensino do desenho: outras perspectivas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865536

Parole chiave:

Desenho, Desenho infantil, Estereótipo, Ensino da arte

Abstract

O presente artigo traz reflexões sobre aquilo que comumente conhecemos como desenho estereotipado, seja gráfica ou culturalmente. Busca-se refletir sobre a construção desse desenho, seus aspectos cognitivos e seu ensino e aprendizado em sala de aula, abordando tanto seus pontos positivos quanto negativos. Para isso, autores como Luquet (1969) e Duarte (2011) contribuem no tocante à construção cognitiva do desenho. Por sua vez, Vianna (1995) nos auxilia a investigar esse tema no contexto do Ensino da Arte. Além disso, buscou-se exemplificar algumas questões com a apresentação e análise de desenhos realizados pelos autores quando crianças.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Liane Carvalho Oleques, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, bolsista CAPES/FAPESC. Mestre em Artes Visuais pela mesma Universidade , ambos na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais. Possui Graduação e Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Arte e Desenho na Escola, GIADE, e do Laboratório de Pesquisa em Desenho Infantil e Adolescente, LabDIA. Atuou como professora na educação Infantil, Fundamental, Ensino Superior e Educação Especial. Atualmente trabalha como professora de Artes Visuais na APAE/PALHOÇA.

Marcelo Eugenio Soares Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestre em Poéticas Visuais - PPGAV/UFRGS (2015), Especialista em Arteterapia - CENSUPEG (2019), Especialista em Pedagogia da Arte - PPGEDU/UFRGS (2013), Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2009).  Foi membro da Ação Educativa do Santander Cultural-Porto Alegre (2010-2013).

Riferimenti bibliografici

CUNHA, S. R. V. da. Cultura visual e infância. In: ICLE, G. (Org.). Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. p.103-133.

DUARTE, M. L. B. Desenho infantil e seu ensino a crianças cegas: razões e método. Curitiba: Editora Insight, 2011.

HOUAISS, A; VILLAR, M. S. Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

LUQUET, G. H. O desenho infantil. Porto: Do Minho,1969.

MARTINS, R; PEREIRA, A. A. Cultura visual e identidade(s) no desenho pedagógico. In: 16º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DE ARTES PLÁSTICAS - DIN MICAS EPISTEMOLÓGICAS EM ARTES VISUAIS, 2007, p. 608-616, Florianópolis, Santa Catarina. Anais eletrônicos do 16º encontro nacional de pesquisadores de artes plásticas.Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/061.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2021.

VIANNA, M. L. R. Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal? Revista Advir. Rio de Janeiro, nº5, 1995. Disponível em: <https://www.academia.edu/36972093>. Acesso em: 27 fev. 2021.

WILSON, B; WILSON, M. Uma visão iconoclasta das fontes de imagens nos desenhos de crianças. In: BARBOSA, A. M. Arte-educação: leituras no subsolo. São Paulo: Editora Cortez, 1997.

Pubblicato

2022-07-12 — Aggiornato il 2022-09-06

Come citare

Oleques, L. C., & Pereira, M. E. S. (2022). Os estereótipos e o ensino do desenho: outras perspectivas. Revista Digital Do LAV, 15, e9/ 1–13. https://doi.org/10.5902/1983734865536