As intervenções visuais do meio urbano como foco catalisador no ensino da arte

Liane Carvalho Oleques

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa realizada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica da Universidade Federal de Santa Maria, no período correspondente ao segundo semestre de 2007. Desenvolvida na Escola Estadual Dr. Walter Jobim localizada na cidade de Santa Maria/RS, a pesquisa destinou-se a abordar questões referentes às intervenções visuais, como os grafites e as pichações, encontradas no meio urbano, focando a cidade de Santa Maria. Como aportes teóricos, foram utilizadas reflexões acerca da educação para uma compreensão crítica da arte e os saberes docentes, bem como, na discussão do Ensino da Arte na contemporaneidade, baseada nas concepções de Franz (2003), Hernández (2000), Barbosa (1991 - 2005), Zabala (1998) e Efland (2005) entres outros que subsidiaram esta pesquisa no âmbito das artes visuais.


Palavras-chave


Ensino das artes visuais; Intervenções urbanas; Estágio supervisionado

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

___________________Arte-Educação: conflitos/ acertos. São Paulo : editora Max Limonad Ltda, 1985.

BISOGNIN, Edir Lúcia. “Abordagens metodológicas no ensino da Historia da Arte”. In: OLIVEIRA, Marilda & HERNANDEZ, Fernando. A form ação do professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: editora UFSM, 2005. P 175 a 186.

COCHIARALE, Fernando. Quem tem medo de arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.

EFLAND, A. “Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno”. In: BARBOSA, A.M.; GUINSBURG, J. O Pós Modernism o. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005. P. 173 à 188.

FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para com preensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2003.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto alegra; Mediação, 2007.

________________Cultura visual, m udança educativa e projeto de trabalho. São Paulo: Artmed, 2000.

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo; EPU, 1986.

OLIVEIRA, Marilda & HERNANDEZ, Fernando. A form ação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: editora UFSM, 2005.

ZABALA, Antoni. A prática educativa – como ensinar –ED. Artmed: Porto Alegre, 1998.




DOI: https://doi.org/10.5902/198373482179

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio