As intervenções visuais do meio urbano como foco catalisador no ensino da arte

Autori

  • Liane Carvalho Oleques

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482179

Parole chiave:

Ensino das artes visuais, Intervenções urbanas, Estágio supervisionado

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa realizada na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica da Universidade Federal de Santa Maria, no período correspondente ao segundo semestre de 2007. Desenvolvida na Escola Estadual Dr. Walter Jobim localizada na cidade de Santa Maria/RS, a pesquisa destinou-se a abordar questões referentes às intervenções visuais, como os grafites e as pichações, encontradas no meio urbano, focando a cidade de Santa Maria. Como aportes teóricos, foram utilizadas reflexões acerca da educação para uma compreensão crítica da arte e os saberes docentes, bem como, na discussão do Ensino da Arte na contemporaneidade, baseada nas concepções de Franz (2003), Hernández (2000), Barbosa (1991 - 2005), Zabala (1998) e Efland (2005) entres outros que subsidiaram esta pesquisa no âmbito das artes visuais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Liane Carvalho Oleques

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina

Riferimenti bibliografici

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.

___________________Arte-Educação: conflitos/ acertos. São Paulo : editora Max Limonad Ltda, 1985.

BISOGNIN, Edir Lúcia. “Abordagens metodológicas no ensino da Historia da Arte”. In: OLIVEIRA, Marilda & HERNANDEZ, Fernando. A form ação do professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: editora UFSM, 2005. P 175 a 186.

COCHIARALE, Fernando. Quem tem medo de arte contemporânea? Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006.

EFLAND, A. “Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno”. In: BARBOSA, A.M.; GUINSBURG, J. O Pós Modernism o. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005. P. 173 à 188.

FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para com preensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2003.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto alegra; Mediação, 2007.

________________Cultura visual, m udança educativa e projeto de trabalho. São Paulo: Artmed, 2000.

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo; EPU, 1986.

OLIVEIRA, Marilda & HERNANDEZ, Fernando. A form ação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: editora UFSM, 2005.

ZABALA, Antoni. A prática educativa – como ensinar –ED. Artmed: Porto Alegre, 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2010-10-25

Come citare

Oleques, L. C. (2010). As intervenções visuais do meio urbano como foco catalisador no ensino da arte. Revista Digital Do LAV, 2(2), 217–229. https://doi.org/10.5902/198373482179