Os estereótipos e o ensino do desenho: outras perspectivas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734865536

Mots-clés :

Desenho, Desenho infantil, Estereótipo, Ensino da arte

Résumé

O presente artigo traz reflexões sobre aquilo que comumente conhecemos como desenho estereotipado, seja gráfica ou culturalmente. Busca-se refletir sobre a construção desse desenho, seus aspectos cognitivos e seu ensino e aprendizado em sala de aula, abordando tanto seus pontos positivos quanto negativos. Para isso, autores como Luquet (1969) e Duarte (2011) contribuem no tocante à construção cognitiva do desenho. Por sua vez, Vianna (1995) nos auxilia a investigar esse tema no contexto do Ensino da Arte. Além disso, buscou-se exemplificar algumas questões com a apresentação e análise de desenhos realizados pelos autores quando crianças.

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Bibliographies de l'auteur-e

Liane Carvalho Oleques, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, bolsista CAPES/FAPESC. Mestre em Artes Visuais pela mesma Universidade , ambos na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais. Possui Graduação e Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Arte e Desenho na Escola, GIADE, e do Laboratório de Pesquisa em Desenho Infantil e Adolescente, LabDIA. Atuou como professora na educação Infantil, Fundamental, Ensino Superior e Educação Especial. Atualmente trabalha como professora de Artes Visuais na APAE/PALHOÇA.

Marcelo Eugenio Soares Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestre em Poéticas Visuais - PPGAV/UFRGS (2015), Especialista em Arteterapia - CENSUPEG (2019), Especialista em Pedagogia da Arte - PPGEDU/UFRGS (2013), Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2009).  Foi membro da Ação Educativa do Santander Cultural-Porto Alegre (2010-2013).

Références

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VIANNA, M. L. R. Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal? Revista Advir. Rio de Janeiro, nº5, 1995. Disponível em: <https://www.academia.edu/36972093>. Acesso em: 27 fev. 2021.

WILSON, B; WILSON, M. Uma visão iconoclasta das fontes de imagens nos desenhos de crianças. In: BARBOSA, A. M. Arte-educação: leituras no subsolo. São Paulo: Editora Cortez, 1997.

Publié-e

2022-07-12 — Mis(e) à jour 2022-09-06

Comment citer

Oleques, L. C., & Pereira, M. E. S. (2022). Os estereótipos e o ensino do desenho: outras perspectivas. Revista Digital Do LAV, 15, e9/ 1–13. https://doi.org/10.5902/1983734865536