Acerca da ética no campo da formação e no trabalho em equipe

Autori

  • Adriana Barin de Azevedo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734830389

Parole chiave:

Ética, Trabalho em equipe, Formação acadêmica, Espinosa

Abstract

Este artigo debate o tema da ética em um dos módulos curriculares de uma formação interdisciplinar para seis cursos da área da saúde. Para esta discussão foi preparado um texto com o objetivo de apontar algumas pistas, a partir do pensamento de Espinosa e Deleuze, a respeito da diferenciação entre ética e moral na experiência de trabalho em equipe e com coletivos. Apresenta-se a proposta de trabalho em equipe interdisciplinar de estudantes junto a grupos populacionais atendidos por serviços de saúde, educação e outros. Neste trabalho, avalia-se a experiência pelos bons e os maus encontros, que interferem na realização das atividades, garantindo ações construídas em grupo ou apresentando tensões e dificuldades entre os participantes. Sendo este tema comum a outras experiências de formação acadêmica, este texto propõe disparar questões para pensar em outras práticas interessadas na discussão da postura ética nas relações entre campos de saber distintos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Adriana Barin de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

 Professora Afiliada da UNIFESP - Campus Baixada Santista. Doutora pela PUCSP com doutorado sanduíche pela Université de Paris X - Nanterre. Pesquisadora do grupo LEPETS - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Formação e Trabalho em Saúde. Realiza pesquisas a respeito dos processos de subjetivação, saúde mental e educação. 

Riferimenti bibliografici

AZEVEDO, A. B. de. A intuição clínica – entre Deleuze e Espinosa. São Paulo, 2013, Tese (Doutorado). Departamento de Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Prof° Dr. Peter Pál Pelbart

______________; PEZZATO, L. M.; MENDES, R. Formação Interdisciplinar em Saúde e Práticas Coletivas. Saúde em Debate, v.41, p.647 - 657, 2017.

BARROS, R. B.; PASSOS E. Método na experiência clínico-política: reversão e desmontagem. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2006 (mimeo).

CAPOZZOLO, A. A.; CASETTO, S. J.; HENZ, A. O. (org.) Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

DELEUZE, G. Espinosa: Filosofia Prática, tr. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

___________; GUATTARI, F. Dois regimes de louco. Textos e entrevistas (1975-1995). Edição preparada por David Lapoujade, tr. Guilherme Ivo, revisão técnica Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.

SALES, A. C. Deleuze: pensamento e acordo discordante. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

SPINOZA, B. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) Campus Baixada Santista. A educação interprofissional na formação em saúde: a competência para o trabalho em equipe e para a integralidade no cuidado. Projeto Político Pedagógico, 2006.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-12-26

Come citare

Azevedo, A. B. de. (2017). Acerca da ética no campo da formação e no trabalho em equipe. Revista Digital Do LAV, 10(3), 098–113. https://doi.org/10.5902/1983734830389