Ensino de Artes Visuais na UFSM: de sua gênese à atualidade

Autores

  • Ayrton Dutra Correa
  • Vinícius Luge Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482158

Palavras-chave:

Ensino das Artes Visuais, Memória histórica, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que investigou como transcorreu o processo de formação de professores para o ensino de Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em termos de memória curricular, desde sua gênese até o momento histórico atual. Como se trata de análise documental no sentido de verificar todo um processo histórico de construção curricular para a formação dedocentes, essa pesquisa pretendeu entrar nos meandros curriculares que foram evidência, nos diferentes Projetos Políticos Pedagógicos que se estabeleceram emuarenta anos. Após estudo realizado em documentos existentes no Centro de Artes e Letras, Reitoria e históricos escolares de egressos foi possível construir a memória curricular dos cursos de licenciatura em Arte Visuais oferecidos pela UFSM. Em alguns momentos coexistem mais de um Projeto Político Pedagógico, devido ao fato de com a criação de um novo curso não estar  ecessariamente condicionada à extinção imediata do existente anteriormente. Justifica-se a importância do estudo da memória curricular dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, na construção de programas que envolvam ensino, pesquisa e extensão, pois é uma revisão sobre as políticas públicas e concepções sobre o ensino das Artes Visuais, nos últimos 40 anos, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayrton Dutra Correa

Pós-Doutor em Arte/Educação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Vinícius Luge Oliveira

Mestrando em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Pesquisa “Educação e Artes”, Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1994.

BENETTI, Téoura. História da Arte e construção do conhecimento no Ensino Médio. Monografia de Conclusão de Licenciatura em Artes Visuais. Santa Maria, 2004.

BRASIL. Projeto Político pedagógico - Curso de Professorado em Desenho /1969. Centro de Artes e Letras (CAL)/UFSM.

BRASIL. Projeto Político pedagógico - Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica /1999. Centro de Artes e Letras (CAL)/UFSM.

BRASIL. Projeto Político pedagógico Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica - /2001. Coordenação do Curso de Artes Visuais: Centro de Artes e Letras (CAL)/UFSM.

BRASIL. Projeto Político pedagógico - Curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica/2004. Coordenação do Curso de Artes Visuais: Centro de Artes e Letras (CAL)/UFSM.

CORRÊA, Helga. Artista e Professor de Artes Plásticas: interpenetrações possíveis no Ensino da Arte. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, UFSM. Santa Maria, 2000.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence. Research methods in Education. London: Routledge, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

PEREIRA, Luiz Humberto Martins. Arte, fotografia em um tempo angustiado. O ensino das artes nas universidades. São Paulo: Edusp, 1993.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Limites em expansão: Licenciatura em Artes Visuais. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 1999.

SCHÖEN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Descolonizar o currículo: estratégias para uma pedagogia crítica - Dois ou três comentários sobre o texto de Michael Apple. IN: COSTA, Marisa Vorraber (Org.) Escola Básica na virada do século: cultura, política e currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. pp .61-72.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Correa, A. D., & Oliveira, V. L. (2010). Ensino de Artes Visuais na UFSM: de sua gênese à atualidade. Revista Digital Do LAV, 1(1), 240–257. https://doi.org/10.5902/198373482158