De uma história a outra, a professora que sou
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734833905Palabras clave:
Memória, Biografia, Docência, ArteResumen
Esse artigo traz pequenas histórias, fragmentos de práticas docentes e artísticas. São narrativas vividas, escolhidas e experienciadas em tempos e espaços diferentes, tecidas pelo fio da memória em um intenso movimento de ressignificação. São construções biográficas que se cruzam entre lugares e objetos, em momentos vividos entre a escola, a infância, a docência e a arte. Inspirado em Walter Benjamin, mergulha nas histórias narradas, construindo um conjunto de mônadas ou miniaturas de significados, que trazem uma perspectiva autoinvestigativa, potencializadora, onde a ação do rememorar tem um papel fundamental. É na experiência do outro que um se vê e se revê. É na experiência da sala de aula, na escola, junto com as crianças, que esse um alimenta-se como professora-artista. Em um movimento contínuo e circular, carrega consigo esse alimento para a universidade, para os alunos da Licenciatura, para o processo de criação e invenção.
Descargas
Citas
ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.) Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2002,
BENJAMIN, W. Rua de mão única. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987. (Obras escolhidas v. 2).
______________ Rua de mão única. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987. (Obras escolhidas v. 1).
GALZERANI, M. C. B. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, A. L. G.; DESMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. (Orgs.) Por que uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 62
CATON, K. Narrativas enviesadas. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educação: Figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus. 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
IRWIN, R. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: BARBOSA, A. M; AMARAL, L. (Org.). Interterritorialidade mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac, 2008. p. 87-104.
PRADO, G. V. T.; et al. GEPEC: da educação continuada ao desenvolvimento pessoal e profissional em uma perspectiva narrativa. In: SOUZA, E. C.; PASSEGGI, M. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 59-74.
PETRUCCI-ROSA, M. Práticas Curriculares na formação profissional: uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão, Linhas Críticas, v.23, n.52, p. 560-577 (2017).
PETRUCCI-ROSA, M. I.; BONAMIGO, C.C. ; CORRADI, D. P. ; PARMA, M. ; PAVAN, A. C. ; RAMOS, T. A. ; VARSONE, A. . Narrar currículos: inventando tessituras metodológicas. In: Antonio Carlos Amorim. (Org.). Passagens entre o moderno e o pós-moderno: ênfases e aspectos metodológicos das pesquisas sobre currículos. Campinas: FE/UNICAMP, 2007, v. único, p. 29-35.