De uma história a outra, a professora que sou

Autores/as

  • Rosvita Kolb Bernardes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833905

Palabras clave:

Memória, Biografia, Docência, Arte

Resumen

Esse artigo traz pequenas histórias, fragmentos de práticas docentes e artísticas. São narrativas vividas, escolhidas e experienciadas em tempos e espaços diferentes, tecidas pelo fio da memória em um intenso movimento de ressignificação. São construções biográficas que se cruzam entre lugares e objetos, em momentos vividos entre a escola, a infância, a docência e a arte. Inspirado em Walter Benjamin, mergulha nas histórias narradas, construindo um conjunto de mônadas ou miniaturas de significados, que trazem uma perspectiva autoinvestigativa, potencializadora, onde a ação do rememorar tem um papel fundamental. É na experiência do outro que um se vê e se revê. É na experiência da sala de aula, na escola, junto com as crianças, que esse um alimenta-se como professora-artista. Em um movimento contínuo e circular, carrega consigo esse alimento para a universidade, para os alunos da Licenciatura, para o processo de criação e invenção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosvita Kolb Bernardes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Desenho e Plástica pelo Centro Universitário Feevale, Especialização em Arte-Educação pela USP

Citas

ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.) Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2002,

BENJAMIN, W. Rua de mão única. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987. (Obras escolhidas v. 2).

______________ Rua de mão única. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. 1987. (Obras escolhidas v. 1).

GALZERANI, M. C. B. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, A. L. G.; DESMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. (Orgs.) Por que uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 62

CATON, K. Narrativas enviesadas. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educação: Figuras do indivíduo-projeto. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus. 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

IRWIN, R. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: BARBOSA, A. M; AMARAL, L. (Org.). Interterritorialidade mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac, 2008. p. 87-104.

PRADO, G. V. T.; et al. GEPEC: da educação continuada ao desenvolvimento pessoal e profissional em uma perspectiva narrativa. In: SOUZA, E. C.; PASSEGGI, M. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 59-74.

PETRUCCI-ROSA, M. Práticas Curriculares na formação profissional: uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão, Linhas Críticas, v.23, n.52, p. 560-577 (2017).

PETRUCCI-ROSA, M. I.; BONAMIGO, C.C. ; CORRADI, D. P. ; PARMA, M. ; PAVAN, A. C. ; RAMOS, T. A. ; VARSONE, A. . Narrar currículos: inventando tessituras metodológicas. In: Antonio Carlos Amorim. (Org.). Passagens entre o moderno e o pós-moderno: ênfases e aspectos metodológicos das pesquisas sobre currículos. Campinas: FE/UNICAMP, 2007, v. único, p. 29-35.

Publicado

2018-08-02

Cómo citar

Bernardes, R. K. (2018). De uma história a outra, a professora que sou. Revista Digital Do LAV, 11(2), 230–244. https://doi.org/10.5902/1983734833905