O Vídeo como potencializador da Arte Educação Digital Crítica

Autores/as

  • Paulino Antonio da Silva Moreira Universidade Federal de Goiás Universidade Europeia do Atlântico Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734822001

Palabras clave:

Arte/Educação, Consciência crítica, Ação pedagógica

Resumen

O presente artigo discute a utilização do vídeo como potencializador da e-arte/educação, essa pesquisa nasceu como conclusão do curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital, intitulado “O vídeo como potencializador da arte/educação digital crítica”. A pesquisa aqui apresentada discute a necessidade de desenvolver a consciência crítica dos estudantes por meio do vídeo, abordando uma temática de violência, problematiza-se os atos corriqueiros e que devido a tanta incidência dos mesmos, tornam-se comuns, e é isso que a ação pedagógica procura mudar, ela pega um ato do dia-a-dia não pensado e faz pensar. Utilizar-se-á pesquisas bibliográficas e leituras diversas para potencializar a arte/educação, com o objetivo da ação pedagógica para promover a leitura crítica de um mundo descortinado e o desenvolvimento da consciência plena e crítica do mundo, em que a ação pedagógica crítica e criativa visualiza as diversas possibilidades viáveis para atingir os objetivos educacionais desejados na educação, definindo as ações pedagógicas. Isso quer dizer que educadores devem perceber a relação entre a arte-educação digital crítica e o conteúdo, tanto no sentido da aquisição e construção do conhecimento quanto do desenvolvimento de valores, trazendo ao sujeito a possibilidade de fazer escolha autônoma, que a professora Fernanda Pereira da Cunha aponta como educação libertária, facilitadora de interações e da aprendizagem, na área da arte/educação.

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Biografía del autor/a

Paulino Antonio da Silva Moreira, Universidade Federal de Goiás Universidade Europeia do Atlântico Universidade Estadual de Goiás

Graduação Superior de Tecnologia em Design de Moda (UEG), Especializando em Arte/Educação Intermidiática Digital (UFG/EMAC). Especialista em Inovação em Mídias Interativas (UFG/InMídias). Mestrando em Educação (UNEATLANTICO)

Citas

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Publicado

2016-04-29

Cómo citar

Moreira, P. A. da S. (2016). O Vídeo como potencializador da Arte Educação Digital Crítica. Revista Digital Do LAV, 145–161. https://doi.org/10.5902/1983734822001