O que nos dizem as imagens que vêm os nossos alunos: Uma reflexão sobre as imagens que os professores de arte mostram aos seus alunos

Autores/as

  • Ricardo Reis Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734821765

Palabras clave:

Literacia visual, Imagens, Docência em arte, Direcionalidade

Resumen

O presente texto apresenta preliminarmente um conjunto de procedimentos de investigação a integrar uma tese de doutoramento que foi iniciada na Universidade de Barcelona, em Espanha. A pesquisa tinha por objectivo indagar sobre o papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual. O trabalho mapeia um conjunto de autores que nos últimos anos se têm vindo a debruçar sobe o tema e procura caracterizar algumas práticas de visualidade que hoje se realizam nas escolas portuguesas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ACASO, Maria. La educación artística no son manualidades: nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Catarata, 2009.

AGUIRRE, Imanol. Sobre los usos del arte en la escuela infantil. In VIDA, R.G; VIANA, M. A. M. & CASTRO, C.G. (Eds.) I Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: construcción de identidades. Granada: Universidade de Granada, 2010, p.35-45.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.

ELKINS, James. Visual studies: a skeptical introduction. Routledge. Disponível em: http://books. google.com/books?id=rj17dl8Igvuc&pgis=1. Acesso em 1 jan 2011.

ELKINS, James. Visual literacy. London: Routledge, 2008.

ELLSWORTH, Elisabeth. Posiciones en la enseñanza: diferencia, pedagogía y el poder de la direccionalidad. Madrid: Akal, 2005.

HERNÁNDEZ, Fernando. Espigador@s de la Cultura Visual: otra narrativa para la educación de las artes visuales. Barcelona: Octaedro, 2007.

HERNÁNDEZ, F. (2010). direccionalidad y análisis dialógico-performativo frente a los discursos sobre la infancia. In R. G. Vida, m. á. m. Viana, & c. g. Castro (Eds.), I Congreso Internacional “Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: construcción de identidades. (pp. 47-59). Granada: Universidad de Granada,

LIMA, A. (1932). Metodologia (Vol. II). Lisboa: Livraria Ferin.

REIS, Ricardo. (2009). The literacy in visual arts: a view about elementary school curriculum in Portugal. International Journal of the Arts in Society, 4(1), 317-328. Disponível em http://ija.cgpublisher.com/ product/pub.85/prod.390. Acesso em: 13 de abr 2010.

RIBEIRO, Ângelo. (2005). A imagem da imagem da obra de arte no uso dos manuais de Educação Visual. Dados. Universidade do Minho. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3961. Acesso em: 1 jan 2010.

ROCHA, M. M. da S. (2001). Educação em arte - concepções e práticas: um estudo sobre o acto educativo de professores do 2º ciclo do ensino básico. Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: http://run.unl.pt/bitstream/10362/325/1/rocha_2001.pdf. Acesso 1 jan 2010.

ROGOFF, Irit. Studying visual culture. In N. Mirzoeff (Ed.), The Visual Culture Reader (2ª Ed.). London: Routledge, 2002.

THE NEW LONDON GROUP. (1996). A pedagogy of multiliteracies: designing social Futures. Harvard Educational Review, 66(1), 60-92. Disponível em: http://wwwstatic.kern.org/filer/blogWrite44manilaWebsite/paul/articles/a_pedagogy_of_multiliteracies_designing_social_Futures.htm. Acesso em 20 jun 2010.

WALKER, John., & CHAPLIN Sarah. Una introducción a la cultura visual (1ªEd.). Barcelona: Ediciones Octaedro, 2002.

Publicado

2016-04-29

Cómo citar

Reis, R. (2016). O que nos dizem as imagens que vêm os nossos alunos: Uma reflexão sobre as imagens que os professores de arte mostram aos seus alunos. Revista Digital Do LAV, 005–015. https://doi.org/10.5902/1983734821765