O que nos dizem as imagens que vêm os nossos alunos: Uma reflexão sobre as imagens que os professores de arte mostram aos seus alunos

Autor/innen

  • Ricardo Reis Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734821765

Schlagworte:

Literacia visual, Imagens, Docência em arte, Direcionalidade

Abstract

O presente texto apresenta preliminarmente um conjunto de procedimentos de investigação a integrar uma tese de doutoramento que foi iniciada na Universidade de Barcelona, em Espanha. A pesquisa tinha por objectivo indagar sobre o papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual. O trabalho mapeia um conjunto de autores que nos últimos anos se têm vindo a debruçar sobe o tema e procura caracterizar algumas práticas de visualidade que hoje se realizam nas escolas portuguesas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ACASO, Maria. La educación artística no son manualidades: nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Catarata, 2009.

AGUIRRE, Imanol. Sobre los usos del arte en la escuela infantil. In VIDA, R.G; VIANA, M. A. M. & CASTRO, C.G. (Eds.) I Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: construcción de identidades. Granada: Universidade de Granada, 2010, p.35-45.

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.

ELKINS, James. Visual studies: a skeptical introduction. Routledge. Disponível em: http://books. google.com/books?id=rj17dl8Igvuc&pgis=1. Acesso em 1 jan 2011.

ELKINS, James. Visual literacy. London: Routledge, 2008.

ELLSWORTH, Elisabeth. Posiciones en la enseñanza: diferencia, pedagogía y el poder de la direccionalidad. Madrid: Akal, 2005.

HERNÁNDEZ, Fernando. Espigador@s de la Cultura Visual: otra narrativa para la educación de las artes visuales. Barcelona: Octaedro, 2007.

HERNÁNDEZ, F. (2010). direccionalidad y análisis dialógico-performativo frente a los discursos sobre la infancia. In R. G. Vida, m. á. m. Viana, & c. g. Castro (Eds.), I Congreso Internacional “Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: construcción de identidades. (pp. 47-59). Granada: Universidad de Granada,

LIMA, A. (1932). Metodologia (Vol. II). Lisboa: Livraria Ferin.

REIS, Ricardo. (2009). The literacy in visual arts: a view about elementary school curriculum in Portugal. International Journal of the Arts in Society, 4(1), 317-328. Disponível em http://ija.cgpublisher.com/ product/pub.85/prod.390. Acesso em: 13 de abr 2010.

RIBEIRO, Ângelo. (2005). A imagem da imagem da obra de arte no uso dos manuais de Educação Visual. Dados. Universidade do Minho. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3961. Acesso em: 1 jan 2010.

ROCHA, M. M. da S. (2001). Educação em arte - concepções e práticas: um estudo sobre o acto educativo de professores do 2º ciclo do ensino básico. Universidade Nova de Lisboa. Disponível em: http://run.unl.pt/bitstream/10362/325/1/rocha_2001.pdf. Acesso 1 jan 2010.

ROGOFF, Irit. Studying visual culture. In N. Mirzoeff (Ed.), The Visual Culture Reader (2ª Ed.). London: Routledge, 2002.

THE NEW LONDON GROUP. (1996). A pedagogy of multiliteracies: designing social Futures. Harvard Educational Review, 66(1), 60-92. Disponível em: http://wwwstatic.kern.org/filer/blogWrite44manilaWebsite/paul/articles/a_pedagogy_of_multiliteracies_designing_social_Futures.htm. Acesso em 20 jun 2010.

WALKER, John., & CHAPLIN Sarah. Una introducción a la cultura visual (1ªEd.). Barcelona: Ediciones Octaedro, 2002.

Veröffentlicht

2016-04-29

Zitationsvorschlag

Reis, R. (2016). O que nos dizem as imagens que vêm os nossos alunos: Uma reflexão sobre as imagens que os professores de arte mostram aos seus alunos. Revista Digital Do LAV, 005–015. https://doi.org/10.5902/1983734821765