For anti-racist Physical Education: teaching strategies for afro dance content, in teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888086

Keywords:

Physical Education, Afro Dance, Pedagogical Practices, Anti-Racism, Teacher Training

Abstract

The text that follows narrates an experience in teacher training, based on the Introduction to Physical Education (IEF) curricular component, when students enter the course in question. The scenario of the events was defined by circles of conversations guided by Law 10.639/03, which makes it possible to think about anti-racist training and its relations with the fields of Art. dances, strictly speaking. The objective is to narrate and reflect on an experiment in Afro-Brazilian dances with students from the IEF class, from the first semester of the Physical Education Course - Degree, in terms of their understandings, approaches and distances from knowledge that involves the teaching of elements of African and Afro-diasporic cultures. This focus is guided by the fields of Cultural Studies in Education and Decolonial Studies anchored in multiple languages, with the intention of surrounding the subject of Afro dances and anti-racism through a formative bias that will facilitate teaching methods in the course of teacher training. It is concluded that by proposing deviations from the traditional academic format of textual reading (as a single or centralizing source) to produce teaching strategies, it allows for an expansion of possibilities regarding teaching because, by proposing this deviation, it was possible to access other fields sensitive to students in the formative process, such as: accessing memories, ancestry and family affections, enhancing student learning.

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Author Biographies

Rodrigo Lemos Soares, Federal University of Rio Grande

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE - PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Epistemologias descoloniais, Educação transgressora e Práticas de transformação; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes, pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL) e Técnico em Enfermagem (SENAC/ COREN - RS). Pesquisador do CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e, também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Marta Íris Camargo Messias da Silveira, Federal University of Pampa

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBa (2009), no Programa de Gestão e Politicas da Educação/Faculdade de Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2004), no Centro de Educação; Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA no curso de Licenciatura em Educação Física. Coordenadora o Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana (2012 - 2014)/(2016/2018). Coordenadora do Curso de Especialização em História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígena (2014 - 2016)/(2017 - 2018). Coordenadora de área do PIBID/MEC, sub projeto Educação Física( 2014 à 2018). Coordenadora de área do PIBID/MEC, sub projeto Educação Física,edição 2018; Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Arte- Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança afro, Dança escolar, pedagogia da Educação Física escolar, capoeira, lutas, ginástica, percussão, teatro, cultura afro-brasileira, cidadania, inclusão e politicas públicas e Ações afirmativas; Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFSM - NEAB, Coordenadora do Núcleo de Estudos da Cultura Afro-brasileira - NEABI - Unipampa, presidenta da Comissão Especial de Estudos sobre "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena da Unipampa de 2012 até atualidade. Presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (2017 - 2019), Uruguaiana RS. Diretora Cultural do Museu Comunitário Treze de Maio, onde coordena o projeto de oficinas temáticas da Associação dos Amigos do Museu Comunitário Treze de Maio. Coordenadora, Coreógrafa e bailarina da CIA de dança-afro Euwá-Dandaras, de 1997 até a atualidade, Santa Maria RS; Diretora de carnaval e Porta bandeira da Escola de Samba Barão de Itararé de Santa Maria RS. Coreográfa de Comissão de Frente da escola de samba Unidos da Ilha do Marduque, Uruguaiana RS, de 2015 até atualidade. . Atualmente é membro do grupo de pesquisa CNPq "Linguagem, Cultura, Sociedade e Educação. Coordenadora da Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão - ADAFI UNIPAMPA. 

Paulo Roberto Cardoso da Silveira, Federal University of Pampa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA- Campus de Itaqui, onde atua nos curso de agronomia, nutrição, engenharia de agrimensura e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; foi professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM de 1996 a 2015, atuando no departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, onde foi professor orientador do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e da especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar e Camponesa; tem atuado em pesquisa e extensão nas áreas da agricultura familiar e relações étnico-raciais, especificamente na história e cultura afro-brasileira com ênfase na religiosidade de matriz africana, onde orientou em nível de pós-graduação; atualmente coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas -NEABI Diva Rodrigues e o Laboratório da Agricultura Familiar; participa da coordenação do Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA, desenvolvendo projeto junto ao CNPq (2020-2022); é atualmente professor orientador do curso de especialização em Desenvolvimento Regional e Territorial; ocupa a função de Assessor de Assuntos Estratégicos junto ao Gabinete da Reitoria da UNIPAMPA; foi membro da câmara de extensão da UFSM, presidente da comissão de extensão do centro de Ciências rurais da UFSM, sendo agraciado em dezembro de 2012 com o premio Mérito Extensionista Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho; coordenou o programa SOMAR, convênio INCRA-UFSM, 2009-2012, para assessoria na implantação de empreendimentos agroindustriais nos assentamentos de reforma agrária do RS; presidiu a comissão de implantação e acompanhamento do programa de ações afirmativas sociais e raciais da UFSM de 2010 a 2015; coordenou o Projeto Escola Vivida-Escola Projetada: práticas em produção e consumo sustentáveis, desenvolvido com recursos do edital Novos Talentos- CAPES; atua desde 2014 na formação de professores da educação básica, atuando como coordenador geral (2014-2015), atualmente coordenador pedagógico do programa de Inovação Pedagógica junto aos Professores da Educação Básica desenvolvido na região noroeste do estado em parceria com redes municipais de ensino e a 17ª coordenadoria regional de educação. Tem experiência nas áreas da agricultura familiar, agroindústria familiar, extensão universitária, extensão rural e na produção orgânica, onde defendeu tese de doutoramento em 2010.

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Published

2024-08-28

How to Cite

Soares, R. L., Silveira, M. Íris C. M. da, & Silveira, P. R. C. da. (2024). For anti-racist Physical Education: teaching strategies for afro dance content, in teacher training. Revista Digital Do LAV, 17(1), e13/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734888086