Mapping cartographic research in education with art. Aphonic forms and per-form.

Authors

  • Alberto Coelho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Cynthia Farina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837863

Keywords:

Cartography, Subjectification, Experience

Abstract

This text results from an investigation about cartographic research in education and art, with works supervised along ten years. It presents concepts by Foucault and Deleuze and Guattari, such as: experience, subjectification, affection, to relate processes of subjectification and aesthetic education. This allows the reflection about limits, potencies and care in the production of this kind of investigation. It also allows the problematization about the written production itself, questioning the emphasis on “how” it is written, to indicate the importance of “with what” it is written. That is, it seeks discursive experimentations through which rhetorical emptiness happen as an effect of writings where aesthetics and politics are misaligned. This work presents two meaning effects: aphonic forms and per-form.

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Author Biographies

Alberto Coelho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

É pós-doutor em Educação (2015), pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica (2009), com estudos desenvolvidos na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2007) e mestre em Artes Visuais, ênfase História, Teoria e Crítica (2002) pela mesma Universidade. Possui especialização em Arte-Educação (1993) pela Universidade Federal de Pelotas e graduação em Licenciatura em Educação Artística Hab Artes Plásticas (1989) pela mesma Universidade. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas/RS. Atua no Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Educação e Tecnologia, na linha de pesquisa 2 Intervenções no espaço-tempo da educação básica: filosofia, arte e tecnologias. Atua também na Graduação e Pós-graduação. É membro do grupo interinstitucional de pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia. EXPERIMENTA/ CNPq/ IFSUL e do ArteVersa - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - CNPq/FACED/UFRGS.

Cynthia Farina

É doutora em Ciencias de la Educación - Universidad de Barcelona (2005), com pós-doutorado em Educação (2012) - Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RS, especialista e mestre em Educação pela UFPel (1991; 1999), e graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística -Artes Plásticas, pela mesma Universidade (1987). Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Educação -Linha de pesquisa: Linguagens verbo-visuais e tecnologia e no Pós-graduação em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, onde é professora titular. Atua também como professora convidada, colaboradora e pesquisadora de programas de pós-graduação na Argentina e Colômbia. É líder do Grupo interinstitucional de Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA. Tem experiência nas áreas de Arte e Formação de professores, com ênfase na articulação entre arte contemporânea e filosofias da diferença. Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: corpo, formação estética e políticas do sensível.

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Published

2019-08-01

How to Cite

Coelho, A., & Farina, C. (2019). Mapping cartographic research in education with art. Aphonic forms and per-form. Revista Digital Do LAV, 12(2), 164–180. https://doi.org/10.5902/1983734837863