Na escola, o artesanato

Autores

  • Ana Carina Guerreiro Lopes Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373488913

Palavras-chave:

Educação, Sociedade, Saber-fazer, Patrimônio cultural, Artesanato contemporâneo

Resumo

Porque o artesanato representa uma das pedras basilares da cultura dos povos e dada a importância que este representa para o enriquecimento e historicidade de cada individuo, comunidade e país, foi realizado o estudo com o intuito de verificar: De que forma o sistema de ensino português incentiva a promoção e valorização do património artístico nacional e ao mesmo tempo, que importância é dada à aquisição de competências no saber-fazer técnico e a preparação dos jovens para o ingresso na vida activa. De que forma o artesanato se ajusta à passagem do tempo e à mudança e se o artesanato tem actualmente a capacidade de se assumir como uma actividade profissional viável aos jovens criadores, após o término do ensino secundário.

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Biografia do Autor

Ana Carina Guerreiro Lopes, Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais

Licenciada em Artes Plásticas variante de Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ingressou na carreira docente em 2008 como professora de Artes Visuais tendo finalizado o Mestrado em Ensino de Artes Visuais em 2013 na Universidade de Évora.

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Publicado

2013-09-23

Como Citar

Lopes, A. C. G. (2013). Na escola, o artesanato. Revista Digital Do LAV, (11), 207–220. https://doi.org/10.5902/198373488913