Humanos admirantes e suas máquinas imaginalizadoras: artifícios para superar a dicotomia imagem/texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888690

Palavras-chave:

Imaginalização, Imagem e texto, Imagem e mídia, Imagem e artifício, Cultura midiática

Resumo

Dos artifícios e engenhos analógicos, passando pelo uso de ferramentas digitais e da ayahuasca, retoma-se a clássica discussão que propõe hierarquias entre imagem e texto, ou entre o mostrar e o descrever, e reconsidera-se preceitos teóricos que dicotomizam, historicamente, as linguagens visuais e verbais, através do relato de um minicurso ministrado em 2023 para o Grupo de Pesquisa sobre Mídia, Literatura e outras Artes, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Os participantes consideraram as catástrofes deleuzianas geradas por humanos admirantes e suas ‘máquinas imaginalizadoras’ e juntos refletiram sobre possibilidades de superação das dicotomias presentes no tecido discursivo contemporâneo e tecnodiverso, cujas rupturas e costuras parecem propor outras formas de pensar e expressar, através de diferentes linguagens e mídias, a experiência de ser/estar no mundo.

Downloads

Biografia do Autor

Paula Mastroberti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Depto de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

 

Referências

ª. BIENAL DE SÃO PAULO. Kidlat Tahimik. Audioguia. Disponível em: <https://35.bienal.org.br/audioguias/kidlat-tahimik/>Acesso em: 24 de julho de 2024.

ANADOL, Refik. Quantum memories. Vídeodocumentário. In: NVG (National Gallery of Victoria) Triennal. Canal YouTube, 19 de abril de 2021. Disponível em: <https://youtu.be/oFsjVtmnbS0?si=TivU_bh_5WCA29p6> Acesso em: 21 de julho de 2024.

ANADOL, Refik. Unsupervised — Machine Allucinations. Website do artista. Disponível em: <https://refikanadol.com/works/unsupervised/> Acesso em: 25 de julho de 2024.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época da reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

BOOTH, Wayne C. The rethoric of fiction. Chicago: University of Chicago Press, 1983.

COECKELBERG, Mark. Ética na inteligência artificial. Rio de Janeiro: Ubu, 2023.

DAVIS, Ben. There has to be a better way to argue about the climate-activist attacks on art. In: Artnet News. 21 de novembro de 2022. Disponível em: <https://news.artnet.com/opinion/climate-activist-art-attacks-2210993> Acesso em 24 de julho de 2024.

DAWES, Brendan. Cinema redux, 2004. Disponível em: <https://brendandawes.com/projects/cinemaredux> Acesso em 25 de julho de 2024.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 — A imagem-tempo. São Paulo: 34, 2018.

DELEUZE, Gilles. Pintura — el concepto de diagrama. Buenos Aires: Cactus, 2007.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2008.

HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno. São Paulo: N-1, 2023.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020.

JAMES, Charlie Hamilton. Incêndio na Amazônia brasileira. Imagem fotográfica. In: EVANS, Kate. Antigos fazendeiros queimavam a Amazônia, mas os incêndios de hoje são muito diferentes. National Geographic. Website, 6 de setembro de 2019. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/09/fazendeiros-amazonia-incendios-floresta-amazonica-queimadas-paleoecologia> Acesso em 24 de julho de 2024.

JOSÉ, M. A.; PIQUEIRA, J. R. C.; LOPES, R. D. Introdução à programação quântica. In: Revista Brasileira de Ensino da Física, v. 35, n.1. 1306. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2023, p. 9. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000100006> Acesso em: 18 de agosto de 2024.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura: textos essenciais, vols. 1-14. São Paulo: 34, 2004-2014.

MAHKU. Descrição e áudio descrição. In: 35ª. Bienal de São Paulo. Disponível em: <https://35.bienal.org.br/audioguias/mahku/> Acesso em: 25 de julho de 2024.

MAHKU. Mirações. Vídeo (short) de divulgação. In: MASP — Museu de Arte de São Paulo. Canal do You Tube, s/d. Disponível em: <https://youtube.com/shorts/TLx2KquCaVg?si=FVipbF8SMCJ5Fr9y> Acesso em: 25 de julho de 2024.

MANOVICH, Lev. Cultural Analytics. Massachusetts: MIT, 2020. Disponível em: <http://manovich.net/index.php/projects/cultural-analytics> Acesso em 25 de julho de 2024.

MASTROBERTI, Paula. O que vemos e como olhamos aquilo que nos olha: imaginário e imaginalização na contemporaneidade. In: Revista Gearte, v.10. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), 11 de novembro de 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/129486

NAKOADA. Video-entrevista com o coletivo Mahku. In: MAM RIO. Canal You Tube, 9 de agosto de 2022. Disponível em: <https://youtu.be/_vhFSkN01FY?si=GLArN6nGZJJu1sBS> Acesso em: 24 de julho de 2024.

PEIRCE, Charles S. The essential Peirce: selected philosophical writings, vols 1-2. Indianapolis: Indiana University, 1992-1998:

POSAVEC, Stephanie. Writing without words. Website do projeto. Disponível em: <https://www.stefanieposavec.com/writing-without-words> Acesso em: em 24 de julho de 2024.

VARELA, F.; ROSCH, E.; THOMPSON, E. Mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

WIKIPEDIA. Rouen Cathedral (Monet series). Verbete. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Rouen_Cathedral_(Monet_series)> Acesso em: 25 de julho de 2024.

ZUCCARO, Frederico. Ideia dos pintores, escultores e arquitetos. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org). A pintura — textos essenciais, vol 3. São Paulo: 34, 2004, pp 40-54.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Mastroberti, P. (2025). Humanos admirantes e suas máquinas imaginalizadoras: artifícios para superar a dicotomia imagem/texto. Revista Digital Do LAV, 18(1), e1/1–22. https://doi.org/10.5902/1983734888690