Fotografia infantil, memória e afeto: acompanhamentos fotográficos no primeiro ano de bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734886181

Palavras-chave:

Registro fotográfico, Infância, Afetividade, Lembrança

Resumo

Este artigo propõe uma análise da relação da fotografia infantil como suporte que permite o exercício de memórias afetivas. A fotografia de modo geral sofreu muitas transformações ao longo dos anos. No entanto, a sua importância na criação e preservação de lembranças, permanece incontestável. A pergunta norteadora para a realização desta pesquisa é: qual a importância do acompanhamento fotográfico no primeiro ano de vida do bebê para a memória afetiva das pessoas? Esta pesquisa conta com um breve relato sobre a história da fotografia, suas transformações ao longo do tempo e a importância de registrar o primeiro ano de vida de uma criança. O presente artigo está dividido em três tópicos: o primeiro tópico trata de uma introdução a respeito do tema; o segundo aborda as características da fotografia infantil; e, por fim, o terceiro tópico que discorre sobre a relação da fotografia com a memória e o afeto, principalmente no período ao qual a reflexão aqui proposta se debruça. O referencial teórico deste artigo está fundamentado em uma pesquisa bibliográfica sobre estudos de teóricos que associam diretamente a fotografia a criação de memórias afetivas, entre eles: Bosi (1994); Kossoy (1989), Leite (1998); Geddes (2020); Sontag (2004 e 2010); Le Goff (1990).  Neste sentido é embasada e reafirmada a importância do acompanhamento fotográfico infantil, tanto para a criança quanto para os familiares, através de registros que imageticamente materializam momentos e a partir dos quais há impulsos para o exercício memorial.

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Biografia do Autor

Paola Fernanda Krüger Cal, Universidade Federal de Pelotas

Fotógrafa, graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós graduanda em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8251040627518142. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4836-3786.

Paula Garcia Lima, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora no centro de Artes da UFPel. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6907741358466235. ORCID https://orcid.org/0000-0001-8845-9737. Email: paulaglima@gmail.com

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Publicado

2025-08-25

Como Citar

Cal, P. F. K., & Lima, P. G. (2025). Fotografia infantil, memória e afeto: acompanhamentos fotográficos no primeiro ano de bebês. Revista Digital Do LAV, 18(1), e21/01–18. https://doi.org/10.5902/1983734886181

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