A arte e os blocos de sensações: as experimentações e a criação não representativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866243

Palavras-chave:

Infâncias, Ensino de arte, Bloco de sensações.

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa de mestrado que se configura com experimentações artísticas e rodas de conversas com alunos, professoras e professores da rede pública municipal de Porto Velho, Rondônia. Tem como objetivo principal discutir como se articula o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para essa conversa, são convidados autores das filosofias da diferença pelas obras de Deleuze (1981), Deleuze e Guattari (2010) e Lins (2008, 2012), que atravessam a todo o momento, compondo com as experimentações artísticas que se movimentam, navegam e transbordam em pensamentos reverberantes, se despindo dos métodos e possibilitando outros modos de fazer pesquisa. Assim, o processo de criação se mostrou potente quando realizado coletivamente, sem direcionamentos e movimentos pré-definidos. Apresentaram-nos um cotidiano escolar permeado por acontecimentos, fugas das regras e aprisionamentos que estratificam a potência da arte, fugindo às tentativas de controle e se compondo com os blocos de sensações no processo de criação artística.

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Biografia do Autor

Thaís Thaianara Oliveira da Costa, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Possui graduação em Artes, pedagogia e mestrado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professora de Arte na educação básica no Governo do estado de Rondônia e membro do grupo de pesquisa DIPSA - Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia.

Rafael Christofoletti, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Psicologia, Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).  Atualmente é Professor do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e líder do grupo de pesquisa DIPSA - Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia.

Referências

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DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Logique de la sensation. Paris: La vue Le texte, Édition de La différence. 1981.

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LINS, Daniel. Estética como Acontecimento. In Conexões: Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e.../ Susana Oliveira Dias, Davina Marques e Antônia Carlos Amorim (Orgs). Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF. 2012. Cap. 1, p. 17-48.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

Costa, T. T. O. da ., & Christofoletti, R. (2022). A arte e os blocos de sensações: as experimentações e a criação não representativa. Revista Digital Do LAV, 15, e1/01–24. https://doi.org/10.5902/1983734866243

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