Polifonia sobre um quartzo de cristal: a educação do bem viver

Autores

Palavras-chave:

Etnologia, Escola do Bem Viver, Arte/Educação, Educação Integral

Resumo

Este artigo apresenta um processo de imersão etnológica fundamental para a criação do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IPEARTES). O Ipeartes é uma proposta de escola transformadora vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Goiás, idealizada à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), para a implantação da Educação do Bem Viver na APA (Área de Proteção Ambiental) de Pouso Alto, que tem como princípio o desenvolvimento da pessoa em suas múltiplas dimensões: cognitivas, afetivas, físicas, considerando sua relação consigo mesma, com o outro e com o meio em que vive. O estudo traz uma abordagem etnológica, epistêmica e descritiva das etapas iniciais da implantação da Escola do Bem Viver na cidade de Alto Paraíso de Goiás, uma das cidades que compõem a APA de Pouso Alto.

 

 

 

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Biografia do Autor

Luz Marina de Alcantara, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás. Gerente de Arte e Educação na Secretaria de Estado da Educação de Goiás, idealizadora e criadora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. 

Gismair Martins Teixeira, Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUC-GOIÁS

Pós-Doutorando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Professor P-IV da Secretaria de Educação de Goiás. 

Referências

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

de Alcantara, L. M., & Teixeira, G. M. (2020). Polifonia sobre um quartzo de cristal: a educação do bem viver. Revista Digital Do LAV, 13(3), 031–053. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/42462