O Ensino de Filosofia no contexto da sala de aula: a prática docente como um exercício de autorreflexão

Autores

  • Saulo Eduardo Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373484095

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Transposição didática, Contrato didático, Pedagogia do conceito

Resumo

O presente artigo analisa a prática de ensino vivida em sala de aula durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), realizado no ano de 2009, em uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Coronel Pilar, em Santa Maria, RS. Esta reflexão diz respeito à análise da prática de ensino, referenciada em alguns pressupostos teórico-metodológicos que nortearam o trabalho de observação, planejamento e regência em sala de aula. Estes pressupostos dizem respeito aos conceitos de “transposição didática” e de “contrato didático”, atribuídos, respectivamente, ao didata francês Yves Chevallard e ao educador matemático Guy Brousseau. Além destes autores, que orientaram o trabalho metodológico da presente análise, recorreu-se a proposta didático-metodológica de uma pedagogia do conceito de Silvio Gallo, inspirada na concepção deleuziana de filosofia como criação de conceitos. A partir da análise destes referenciais, bem como da análise da prática vivida e concebida teoricamente, será possível perceber os problemas e a fragilidade que permearam esta prática de ensino em questão.

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Biografia do Autor

Saulo Eduardo Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Mestrando do PPGE/UFSM, integra a linha de pesquisa "Práticas Escolares e Políticas Públicas", na temática de "Filosofia no Ensino Médio: currículos e práticas", participando, ainda, do projeto "Ensino e Aprendizagem Filosófica em Discurso", sob orientação da professora Elisete M. Tomazetti

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Publicado

2012-03-05

Como Citar

Ribeiro, S. E. (2012). O Ensino de Filosofia no contexto da sala de aula: a prática docente como um exercício de autorreflexão. Revista Digital Do LAV, (8), 082–097. https://doi.org/10.5902/198373484095