Reflexões na mediação da coleção do Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande – ensinar através de objetos museais

Autores

  • Inês Vedes Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837485

Palavras-chave:

Museu universitário, Coleção, Educação, Objetos museais

Resumo

Os museus universitários e as suas coleções, por estarem inseridos numa atmosfera de ensino, aprendizagem e investigação, constituem-se como excelentes recursos de educação para a comunidade académica. O presente artigo apresenta uma pesquisa sustentada no estudo das origens dos museus universitários observados como lugares de produção de conhecimento e de convergência de saberes científicos. Baseado numa abordagem qualitativa de investigação em educação, procuro compreender como os museus universitários têm estabelecido condições pedagógicas dos objetos da coleção, analisando questões relacionadas com a mediação de objetos museais, focando de modo particular, o Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Vedes, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2009) e Mestrado em Gestão das Artes e do Património pela London Metropolitan University (2013).
Atualmente é doutoranda em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desde 2009 colabora e desenvolve programas lúdicopedagógicos no âmbito de serviços educativos em instituições culturais. Em paralelo, desenvolve, atividades de investigação e ensino.
Os seus interesses de investigação articulam-se entre história dos museus e coleções, coleções universitárias e colecionismo, educação, museologia e curadoria.

Referências

ALBERTI, S. J. M. M. e HALLAM, E. Medical Museums: Past, Present, Future, London: Royal College of Surgeons, 2013.

ALBERTI, S. J. M. M. Objects and the museum, Isis 96:4, p. 559-571, 2005.

BLOM, P. To have and to hold: an intimate history of collectors and collecting, The Overlook Press, 2005.

BOYLAN, P. J. University and Museums: Past, Present and Future, Museum Management and Curatorship, 18:1, p. 43-56, 1999.

BRAGANÇA GIL, F. Museus de Ciência: preparação do futuro, memória do passado, Revista de Cultura Científica, Lisboa, 3, p. 72-89, out, 1988.

DIAS, N. Le corps en vitrine. Eléments d’une recherche sur les collections médicales, Terrain, 18, p. 72-79, 1992.

FERRIOT, D. e LOURENÇO, M. De l'utilité des musées et collections des universités, La Lettre de L'OCIM, 93, p. 4-16, 2004.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR – ICBAS Revista de Divulgação Científica ICBAS PRESS, Janeiro, Número 28, Ano V, 2012.

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS – ICOM, 2007. Disponível em: http://icom.museum/the-vision/museum-definition/. Acesso em: 29 jan. 2018.

LAMIZET, B. La médiation culturelle, L’ Harmattan, 2000.

LOURENÇO, M. Between two worlds: The distinct nature and contemporary significance of university and collections in Europe. Tese de Doutoramento, Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, Conservatoire Nacional des Arts et Métiers, Paris. Orientadores: Dominique Ferriot, Steven de Clercq. Disponível em: http://webpages.fc.ul.pt/~mclourenco/. Acesso em: 12 jan. 2018, 2005.

MACGREGOR, A. The Ashmolean as a museum of natural history, 1683-1860, Journal of the History of Collections, 13, no.2, p. 125-144, 2001.

MALONEY, B. & HILL, M. D. Museums and universities: partnerships with lasting impact, Journal of Museum Education, 41:4, p. 247-249, 2016.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 10, p. 7-28, dez, 1993.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

RUSSEL, T. The enquiring visitor: usable learning theory for museum contexts, Journal of Education in Museums, no.15, 1994.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Vedes, I. (2019). Reflexões na mediação da coleção do Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande – ensinar através de objetos museais. Revista Digital Do LAV, 12(2), 196–211. https://doi.org/10.5902/1983734837485