Reflexões na mediação da coleção do Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande – ensinar através de objetos museais

Autor/innen

  • Inês Vedes Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837485

Schlagworte:

Museu universitário, Coleção, Educação, Objetos museais

Abstract

Os museus universitários e as suas coleções, por estarem inseridos numa atmosfera de ensino, aprendizagem e investigação, constituem-se como excelentes recursos de educação para a comunidade académica. O presente artigo apresenta uma pesquisa sustentada no estudo das origens dos museus universitários observados como lugares de produção de conhecimento e de convergência de saberes científicos. Baseado numa abordagem qualitativa de investigação em educação, procuro compreender como os museus universitários têm estabelecido condições pedagógicas dos objetos da coleção, analisando questões relacionadas com a mediação de objetos museais, focando de modo particular, o Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP).

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Inês Vedes, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2009) e Mestrado em Gestão das Artes e do Património pela London Metropolitan University (2013).
Atualmente é doutoranda em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desde 2009 colabora e desenvolve programas lúdicopedagógicos no âmbito de serviços educativos em instituições culturais. Em paralelo, desenvolve, atividades de investigação e ensino.
Os seus interesses de investigação articulam-se entre história dos museus e coleções, coleções universitárias e colecionismo, educação, museologia e curadoria.

Literaturhinweise

ALBERTI, S. J. M. M. e HALLAM, E. Medical Museums: Past, Present, Future, London: Royal College of Surgeons, 2013.

ALBERTI, S. J. M. M. Objects and the museum, Isis 96:4, p. 559-571, 2005.

BLOM, P. To have and to hold: an intimate history of collectors and collecting, The Overlook Press, 2005.

BOYLAN, P. J. University and Museums: Past, Present and Future, Museum Management and Curatorship, 18:1, p. 43-56, 1999.

BRAGANÇA GIL, F. Museus de Ciência: preparação do futuro, memória do passado, Revista de Cultura Científica, Lisboa, 3, p. 72-89, out, 1988.

DIAS, N. Le corps en vitrine. Eléments d’une recherche sur les collections médicales, Terrain, 18, p. 72-79, 1992.

FERRIOT, D. e LOURENÇO, M. De l'utilité des musées et collections des universités, La Lettre de L'OCIM, 93, p. 4-16, 2004.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR – ICBAS Revista de Divulgação Científica ICBAS PRESS, Janeiro, Número 28, Ano V, 2012.

INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS – ICOM, 2007. Disponível em: http://icom.museum/the-vision/museum-definition/. Acesso em: 29 jan. 2018.

LAMIZET, B. La médiation culturelle, L’ Harmattan, 2000.

LOURENÇO, M. Between two worlds: The distinct nature and contemporary significance of university and collections in Europe. Tese de Doutoramento, Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, Conservatoire Nacional des Arts et Métiers, Paris. Orientadores: Dominique Ferriot, Steven de Clercq. Disponível em: http://webpages.fc.ul.pt/~mclourenco/. Acesso em: 12 jan. 2018, 2005.

MACGREGOR, A. The Ashmolean as a museum of natural history, 1683-1860, Journal of the History of Collections, 13, no.2, p. 125-144, 2001.

MALONEY, B. & HILL, M. D. Museums and universities: partnerships with lasting impact, Journal of Museum Education, 41:4, p. 247-249, 2016.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 10, p. 7-28, dez, 1993.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.

RUSSEL, T. The enquiring visitor: usable learning theory for museum contexts, Journal of Education in Museums, no.15, 1994.

Veröffentlicht

2019-08-01

Zitationsvorschlag

Vedes, I. (2019). Reflexões na mediação da coleção do Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande – ensinar através de objetos museais. Revista Digital Do LAV, 12(2), 196–211. https://doi.org/10.5902/1983734837485